23 de janeiro de 2010

Velocidade é com eles!

Equipados com motores que chegam a ultrapassar os 1.000 cavalos, esses superesportivos esbanjam potência e estilo a mais de 300 km/h

Publicado em 23/12/2009 | Renyere Trovão

Fotos: Divulgação / 1º - SSC Ultimate Aero
Acelerar a mais de 300 km/h não é privilégio apenas dos veículos de competição. Alguns carros de rua saem de fábrica com motor suficiente para superar essa barreira ou ir mais além, batendo a casa dos 400 km/h. São superesportivos cheios de estilo, potência e que valem verdadeiras fortunas. Confira a lista dos dez mais rápidos do mundo, considerando a velocidade máxima atingida e o fato de serem produzidos em série. Assim aqueles fabricados com a única finalidade de disputar corridas ficaram de fora do levantamento.

1º - SSC Ultimate Aero – O vencedor é cheio de siglas SSC Ultimate Aero TT, que correspondem a Shelby SuperCars (SSC) e Twin Turbo (TT). Segundo a montadora, o modelo 2009 atinge 432 km/h de velocidade máxima, empurrado pelo motor V8 biturbo de 6,35 litros e 1.287 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é atingida em 2,7 segundos. Essa máquina custa US$ 620 mil (cerca de R$ 1,1 milhão).

SSC Ultimate Aero


2º - Bugatti Veyron – O segundo colocado em velocidade, 408 km/h, é o carro mais caro do ranking em dólares: US$ 1,5 milhão (R$ 2,8 milhões). Produzido na França e pertencente a alemã Volkswagen, o bólido virá para o Brasil em 2010 pela bagatela de R$ 4 milhões. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos. O motor é um V16 de 8 litros, com quatro turbos e 1.014 cv.
 / 2º - Bugatti Veyron


3º - Koenigsegg CCX – A sueca Koenigsegg produz o cupê CCX, vendido por US$ 695 mil (R$ 1,24 milhão). Ele faz os mesmos 3,2 segundos de 0 a 100 km/h do próximo carro da lista, no entanto, a diferença é que ele supera a barreira dos 400 km/h, com a velocidade de 402 km/h. Tem motor V8 de 4,7 litros e 806 cv. O bólido é construído em fibra de carbono reforçado com titânio, o que o deixa extremamente leve.

 / 3º - Koenigsegg CCX


4º - Saleen S7 Twin Turbo – O modelo norte-americano chega a 100 km/h em 3,2 segundos. A velocidade máxima do Saleen S7 é de 399 km/h, impulsionado por um motor V8 biturbo de 7,0 litros e 750 cv. Seu preço: US$ 555 mil (R$ 988 mil). / 4º - Saleen S7 Twin Turbo


5º - Bristol Fighter T – Projetado por um ex-engenheiro da equipe Brabham de Fórmula 1, ele acelera da inércia a 100 km/h em 3,5 segundos e custa US$ 700 mil (R$ 1,25 milhão). Esse inglês vai até 362 km/h com um motor V10 biturbo de 1.012 cv. / 5º - Bristol Fighter T

6º - Pagani Zonda F – Chega aos 346 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Com 549 cv, o italiano custa US$ 740 mil (R$ 1,32 milhão) no mercado europeu. Por aqui, com o peso dos impostos, o valor salta para R$ 4 milhões – é o modelo mais caro vendido no país. O motor V12 de 7,3 litros produz 659 cv. / 6º - Pagani Zonda F

7º - Lamborghini Murciélago LP64 – O modelo da marca italiana não poderia faltar neste ranking. Ele possui dentro do capô um motor V12 capaz de fornecer 640 cv. O carro vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atinge a velocidade de 345 km/h. O valor é de US$ 430 mil (R$ 752,5 mil). / 7º - Lamborghini Murciélago LP64


8° - Spyker C8 Double 12 S – O modelo holandês, quepossui apenas 14 unidades, é equipado com um motor 4.2 V8 fornecido pela Audi, com 600 cv. Alcança 346 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Custa US$ 325 mil (R$ 578 mil) . / 8° - Spyker C8 Double 12 S

9º - McLaren Mercedes SLR – O esportivo se despede da lista este ano, já que a Mercedes-Benz anunciou o fim da parceria com a equipe britânica de Fórmula 1. A versão, que custa US$ 497,75 mil (R$ 872 mil), tem motor de 617 cv, vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcança 331 km/h. / 9º - McLaren Mercedes SLR


10º - Silva GT3 – A pechincha na lista é o Silva GT3. Por “apenas” US$ 75 mil (R$ 131,5 mil), o veículo norte-americano vem com um motor de 530 cavalos, que faz de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e desenvolve 329 km/h de velocidade máxima. / 10º - Silva GT3


Cão radical vira atração ao fazer trilha de motocross

Norte-americano Mike Schelin pilota uma moto de motocross com seu cão de estimação chamado Opee, de 8 anos de idade. (Foto: Chris Carlson/AP)

Foto: Chris Carlson/AP

Americano Mike Schelin leva seu animal de estimação na moto.
'Quanto mais rápido, mais divertido ele acha’, afirmou Schelin.
Foto: Chris Carlson/AP

Cão Opee também usa capacete e óculos de proteção enquanto faz a trilha de motocross em Perris, no estado da Califórnia (EUA). (Foto: Chris Carlson/AP)

Foto: Chris Carlson/AP

Mike Schelin, de 41 anos, disse que seu cão adora pilotar em alta velocidade. ‘Quanto mais rápido, mais divertido ele acha’, afirmou. (Foto: Chris Carlson/AP)


LP-670-4 SuperVeloce chega ao Brasil por R$ 2,7 milhões

LP-670-4 SuperVeloce chega ao Brasil por R$ 2,7 milhões

Divulgação / Carro traz motor 6.5 V12, capaz de gerar 670 cavalos de potência

Carro traz motor 6.5 V12, capaz de gerar 670 cavalos de potência

Única unidade destinada ao mer­­cado brasileiro, da série limitada de 350 superesportivos já ven­­didos no mundo, o Lambor­ghi­­­­ni Murciélago LP-670-4 Su­­per­­Veloce chega ao país com preço fixado em R$ 2,7 milhões. O car­­ro foi encomendado pela im­­por­­tadora Platinuss durante o Sa­­lão de Genebra, no início de 2009. O carro veio na cor preta, com interior também em preto. Sob o capô, o superesportivo traz mo­­tor 6.5 V12, capaz de gerar 670 cavalos de potência — 30 cv a mais que do que a versão anterior. O LP 670-4 chega a fazer de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atin­­ge a velocidade máxima de 342 km/h.

Apesar de o Murciélago, em sua versão LP 640, ter conquistado a fama de um dos ícones do segmento de superesportivos, o LP 670-4 SuperVeloce comprova que tudo pode acontecer em se tratando de extremos. As principais mudança da versão LP 670-4 SuperVeloce foram a reformulação e remodelação do chassi, motor e transmissão.

SSC Ultimate Aero quebra recorde mundial de velocidade

Com registro no Guinness, supercarro atinge os 413,83 km/h e se torna o mais veloz do mundo
Texto: Gustavo Henrique Ruffo Fotos: Divulgação

Agora é oficial. Antes que a Volkswagen efetuasse os testes oficiais para registro do Bugatti Veyron como o carro de produção em série mais veloz do mundo, a SSC colocou ontem seu único modelo, o Ultimate Aero TT (Twin Turbo), no livro Guinness dos recordes. Com um motor V8 de fabricação própria, dois turbos e 6.345 cm³, que rende exatos 1.199 cv e 151,3 kgm de torque, o modelo, que pesa meros 1.247 kg e tem coeficiente aerodinâmico de 0,357, chegou à máxima de 413,83 km/h, ainda distante dos 439 km/h de máxima estimada, mas suficiente para colocar o Ultimate Aero TT no topo da lista.

Mesmo com este feito, o critério do Guinness não é a velocidade mais alta do teste, mas sim a média. O carro tem de registrar duas passadas em uma mesma pista no período de uma hora. Isso é feito para evitar que vento a favor influencie, por exemplo. Como a segunda passada do Ultimate Aero TT foi de 409,71 km/h, o recorde ficou em 411,76 km/h.

Com isso, o Koenigsegg CCR, antigo detentor oficial do recorde, comeu uma poeira de 22,9 km/h. Sua marca foi de 388,87 km/h. A máxima do Veyron, não oficial, é estimada em 407 km/h.

A velocidade máxima de 439 km/h foi a indicada como possível em testes de túnel de vento realizados pela SSC no laboratório da NASA em Langley, no estado de Virginia. O que parece ter segurado o carro foi a pista escolhida para a quebra do recorde: um trecho de duas vias recentemente pavimentado da Highway 221, em Washington, com um “S” bem no meio do caminho.

Para quebrar o recorde, o “S” teve de ser vencido pelo piloto Chuck Bigelow a 338 km/h! Isso para que ele pudesse aproveitar a reta de apenas 2,4 km que havia depois. A primeira tentativa de quebra de recorde do Ultimate Aero, em uma reta de 12 milhas (19,3 km) da Highway 93, em Elko County, no estado norte-americano de Nevada, foi frustrada por uma nevasca.

Segundo Bigelow, “se houvesse mais pista reta para acelerar, a velocidade máxima seria consideravelmente maior”. A falta de um espaço adequado para os testes é apontada como um dos principais obstáculos à quebra de recorde. “Qualquer um que queira desafiar a marca do Ultimate Aero TT terá de enfrentar as toneladas de força que o carro ainda tem disponíveis”, arrematou o piloto.

SSC significa Shelby Super Cars. Apesar do nome, o fundador da empresa, Jerod Shelby, não é parente em nenhum grau conhecido do famoso piloto texano Carroll Shelby, mas também quer reforçar o nome no hall da fama automotiva. “Isso é um sonho que se realiza! Todo mundo trabalhou tão duro em testar, desenhar e construir o Ultimate Aero que conseguir esse recorde é incrível.” O esforço para isso, gasto na construção e desenvolvimento do Aero TT, já levava sete anos. Também, com uma missão como a dele, não se poderia esperar nada menos.

“O que torna tudo mais legal é o fato de uma pequena empresa privada conseguir fazer o que companhias muito maiores não conseguiram com orçamentos estratosféricos”, alfinetou Shelby.

Quem tiver o privilégio de ser dono de um SSC tem, segundo a fábrica, um carro que é dócil o suficiente para ser conduzido em situações corriqueiras, apesar de ter sido feito para andar o tempo todo com o ponteiro do conta-giros colado na linha vermelha. Com bancos Recaro de veludo, um sistema de som de alta fidelidade, com dez falantes, DVD e navegador, o Aero TT tem a pretensão de oferecer algum conforto a seu proprietário. Como com a suspensão que pode ser elevada em quase 10 cm, por um comando no interior do carro, para permitir que ele ande por estradas desniveladas.

A melhor parte do supercarro é seu preço: US$ 654,5 mil, coisa de R$ 1,36 milhão, sem o peso dos impostos. Comparado ao Veyron, o carro mais caro do mundo (US$ 1,25 milhão, ou R$ 2,6 milhões), é uma pechincha. A ruim é volume de produção. Nos próximos dois anos, serão feitas só 24 unidades, apenas uma por mês, como o a.d. Tramontana. Mal de carro forte.




Gosta de esportivos?


Hooligan de duas rodas

Moto inglesa oferece pilotagem agressiva, impulsionada pelo potente motor de 132 cavalos

Publicado em 17/01/2010 | Infomoto
Fotos: Caio Machado/Infomoto / Lançada há mais de 15 anos, a Speed Triple mantém até hoje sua identidade visual de uma streetfighter. A Triumph Speed Triple não é uma moto para longas viagens, até porque o espaço para a garupa é mínimo

Quando foi lançada em meados da década de 90, a Triumph Speed Triple marcou época. Além de fazer sucesso nas telas do cinema, pilotada por Tom Cruise no filme “Missão Impossível II”, essa naked inglesa trazia um design ousado e o característico motor de três ci­­lindros da fábrica de Hinckley. Seu desenho, marcado pelos dois faróis sem carenagem e pela rabeta curta, lembra as streefighters, as nakeds personalizadas bastante co­­muns na Europa. É do tipo “ame ou odeie”, mas que sem dúvida cha­­ma a atenção por onde passa.

Ao longo desses 15 anos, a Speed Triple ganhou motor maior – de 1.050 cm³ – alimentado por injeção eletrônica, po­­rém manteve suas principais qualidades: visual diferenciado e muita diversão para quem a pilota. Gran­­­­de parte dessa diversão vem do motor tricilíndrico que é um meio termo en­­tre a potência exagerada dos quatro-em-linha e o enorme torque dos motores de dois cilindros. Com 132 cv de po­­tência máxima a 9.250 rpm e torque de 10,7 kgfm a 7.550 rpm, o pro­­­­pulsor com duplo comando de válvulas e refrigeração líquida instiga o piloto a acelerar. Basta gi­­rar o acelerador com vontade para sentir aquele “soco no estômago” e também para perceber que a roda dianteira insiste em sair com facilidade do chão. No me­­lhor estilo “hooligan” de pilotar (com agressividade).

Entre as 3.000 e as 8.000 rotações, o contagiros cresce rapidamente assim como a velocidade. Um motor bastante elástico, mas que com o auxílio da injeção en­­trega potência de uma forma amigável, porém emocionante.

Boa de pilotagem

Fazendo jus ao seu desenho radical, a Speed Triple oferece uma posição de pilotagem quase es­­portiva, não fosse pelo largo guidão de alumínio. Pedaleiras re­­cuadas e peito no tanque, o mo­­tociclista fi­­ca em posição de ata­­que. Para atacar curvas fe­­chadas ou abertas sem medo de se divertir.

Afinal, com um chassi tubular de alumínio e menos de 1,5 metro de distância entre-eixos, essa in­­glesa oferece bastante precisão e segurança para contornar curvas. O conjunto de suspensões é firme, com um acerto bastante “Ra­­cing” (de corrida). Mes­­mo totalmente ajustáveis, tanto o garfo telescópico invertido na dianteira como o monobraço com um con­­junto mola-amortecedor fo­­ram projetados para oferecer desempenho.

Assim como o sistema de freios, que garante frenagens bastante eficientes e, em alguns mo­­mentos, até bruscas demais. Tam­­bém são dois enormes discos de 320 mm mordidos por pinças Nissin de fixação radial com quatro pistões, na dianteira, e um disco simples de 220 mm com pinça Nissin de dois pistões, na traseira. O suficiente para “estancar” os 189 kg (a seco) dessa naked.

Duas belas rodas de liga leve, calçadas com pneus radiais de per­­fil esportivo, completam o ex­­celente e preciso conjunto ciclístico da Triumph Speed Triple. Con­­junto que, ao lado do motor, é o seu ponto forte.

 / Na traseira, rabeta curta, duas saídas de escape e uma bela roda de liga leve, exposta em função do sitema de suspensão monobraço

Na traseira, rabeta curta, duas saídas de escape e uma bela roda de liga leve, exposta em função do sitema de suspensão monobraço

A Speed Triple é a companheira ideal para uma estrada sinuosa ou para serpentear entre os carros em uma avenida movimentada. Não é uma moto para longas viagens. Foi feita para aquela escapada com os amigos no fim de se­­mana – até por­­­­que o espaço exis­­tente para a ga­­rupa não merece nem ser cha­­ma­­do de assento. Mas se contornar curvas, acelerar e frear para valer fa­­­zem o seu gosto co­­­­­­­mo motociclista, essa naked Trium­­ph é uma boa pedida. Até mes­­­mo porque, se com­­pararmos a capacidade do mo­­tor e as especificações da Speed Tri­­ple com as con­­­­­correntes, o preço de R$ 46.900 é bastante competitivo.
 / Detalhe da transmissão final por corrente e do monobraço traseiro / Dois faróis “soltos” marcam a identidade visual da Speed Triple
Dois faróis “soltos” marcam a identidade visual da Speed Triple
 / No trem dianteiro, suspensão invertida Showa e pinças radiais Nissin com disco duplo

21 de janeiro de 2010

R1 - Fiat Yamaha Team Graphics

Esta sendo lançada no EUA e na Europa a YAMAHA R1 ano 2010 e modelo E, Bonitinha mas carinha pois será comercializada por US$ 14,500 nos EUA e a versão normal esta por US$ 13,200.


MSRP* $14,500 (Fiat Yamaha Team Graphics) Available from January 2010

Engine
Type 998cc, liquid-cooled 4-cylinder DOHC 16 valves (titanium intake valves)

Bore x Stroke 78.0mm X 52.2mm

Compression Ratio 12.7:1

Fuel Delivery Fuel Injection with YCC-T and YCC-I

Ignition TCI: Transistor Controlled Ignition

Transmission 6-speed w/multiplate slipper clutch

Final Drive #530 O-ring chain


Chassis
Suspension/Front 43mm inverted fork; fully adjustable, 4.7-in travel

Suspension/Rear Single shock w/piggyback reservoir; 4-way adjustable, 4.7-in travel

Brakes/Front Dual 310mm disc; radial-mount forged 6-piston calipers

Brakes/Rear 220mm disc; single-piston caliper

Tires/Front 120/70-ZR17

Tires/Rear 190/55ZR17


Dimensions
Length 81.5 in

Width 28.1 in

Height 44.5 in

Seat Height 32.8 in

Wheelbase 55.7 in

Rake (Caster Angle) 24.0°

Trail 4.0 in

Fuel Capacity 4.8 gal

Dry Weight 454 lb


Other
Primary Reduction Ratio 65/43 (1.512)

Secondary Reduction Ratio 47/17 (2.765)

Gear Ratio - 1st Gear 38/15 (2.533)

Gear Ratio - 2nd Gear 33/16 (2.063)

Gear Ratio - 3rd Gear 37/21 (1.762)

Gear Ratio - 4th Gear 35/23 (1.522)

Gear Ratio - 5th Gear 30/22 (1.364)

Warranty 1 Year (Limited Factory Warranty)

Gear Ratio - 6th Gear 33/26 (1.269)









Outras cores do modelo 2010 da R1 que estão sendo lançadas em Portugal bem como outros paises da Europa:










13 de janeiro de 2010

XT 660Z TENERE - Lançamento

XT660Z Tenere - Siga a sua imaginação

A Tenere 660 é uma máquina de estrada, asfalto ou terra, com potencial turístico invejável, quer em pequenos passeios de lazer ou longas viagens. A Tenere 660 foi contruída para partir à aventura, desenvolvida com mesma qualidade que tornou famosa em todo o mundo a lendária gama XT.

XT660Z Tenere
Características -
  • Siga a sua imaginação
  • Carenagens todo-o-terreno
  • 22 litros de capacidade
  • Chassis em aço de grande robustez e braço oscilante em alumínio
  • Gama de acessórios disponíveis
Motor: -
Tipo: Monocilíndrico a 4 tempos, 4 válvulas, SOHC
Refrigeração: Refrigeração liquida
Cilindrada: 660 cc
Diâmetro X Curso: 100.0 x 84.0 mm
Taxa de compressão: 10.0:1
Potência máxima: 35.6kW (48.4 cv) às 6100rpm
Binário máximo: 57.5Nm (58.7 kg-m) às 5500rpm
Lubrificação: Cárter seco
Alimentação: Injecção de combustível
Embraiagem: húmida, multiplos discos
Ignição: TCI
Arranque: Eléctrico
Transmissão: 5 velocidades
Transmissão final Por corrente
Depósito combustível: 22 Litros
Depósito óleo: 2.9 Litros
Chassis -
Suspensão da frente: Forquilha telescópica
Curso susp. dianteira 210 mm
Suspensão traseira: Braço oscilante (monocross)
Curso susp. traseira 200 mm
Travão da frente: Dois discos, Ø 298 mm
Travão traseiro: Disco, Ø 245 mm
Pneu frente: 90/90-21 M/C
Pneu trás: 130/80-17 M/C
Dimensões -
Comprimento (mm): 2260 mm
Largura (mm): 895 mm
Altura (mm): 1500 mm
Altura assento (mm): 895 mm
Distância entre eixos (mm): 1500 mm
Altura ao solo (mm): 260 mm
Peso a seco (kg): 183 kg




12 de janeiro de 2010

Seja solidario... (A vida de Tiago Linck)

Seja solidário!



Nesta semana eu não quero escrever sobre amizade, trabalho, dinheiro, comunicação ou família. Eu quero falar de solidariedade, de amar ao próximo como a si mesmo, quero falar de exemplos de vida, de força de vontade e superação, mas principalmente, quero pedir a você um gesto de amor.
Talvez você já tenha ouvido falar no menino de Tiradentes do Sul, Tiago Linck (de dois anos), que nasceu sem os pés e as mãos. Então. A família do menino é exemplo de superação e amor. Os pais batalham para garantir ao Tiago as melhores oportunidades. O casal tem mais duas filhas que dedicam ao irmão amor e companheirismo. São pessoas simples que nos ensinam diariamente o quanto amor, determinação e principalmente a fé, são importantes para conquistar o que desejamos.
Na região, muitas pessoas, empresas e entidades estão se mobilizando para de alguma forma contribuir com a família para que eles possam custear o tratamento necessário ao menino para que ele tenha melhores condições de vida e de adaptação. Em Três de Maio por exemplo, no sábado, no mês de janeiro, os times de futebol, Internacional de Santa Maria e Sapucaiense de Sapucaia do Sul, fizeram um jogo amistoso preparatório ao Campeonato Gaúcho 2009. O jogo foi beneficente em prol do Comitê Gestor Pró-Tiago Lincke, que é Coordenado por um três-maiense, Paulo Camargo, que é uma liderança dentro do Sicredi.
O jogo atingiu o objetivo de arrecadar dinheiro, visto que, a venda dos ingressos foi revertida à família de Tiago. Aproximadamente 1500 ingressos foram vendidos. O placar do jogo do Inter e do Sapucaiense, pouco importa nessas horas, até porque os grandes vencedores da vida são a família do Tiago e o próprio Tiago que mesmo com todas as limitações sabe retribuir o carinho que vem recebendo das pessoas. Ele sorri, interage com as pessoas e traz um brilho no olhar que diz muito.
Em nome desse brilho no olhar, dessa determinação do Tiago e da família dele, hoje eu peço duas coisas. A primeira é que você pense bem antes de reclamar da sua vida. Pense se a falta de dinheiro é tão importante quanto à falta de possibilidade de ganhá-lo. Pense se o fato de não poder viajar nas férias é tão importante quanto a falta de possibilidade de se locomover. Pense muito antes de reclamar da vida, pense muito antes de reclamar que hoje o dia amanheceu chovendo ou está muito quente e se lembre que tem gente que a cada dia agradece e batalha para estar vivo.
A segunda coisa que eu quero pedir é que se você tem possibilidades, condições e tem amor ao próximo, contribua com a família de Tiago doando dinheiro ou qualquer outra coisa que a família necessite. Acesse o site do Tiago, conheça a história do menino, olhe as fotos da família maravilhosa dele e se tiver condições, entre em contato com a família ou doe algum dinheiro para garantirmos um futuro melhor ao Tiago. Vamos todos ser um pouco irmãos do Tiago nesse momento. Se você não tem condições de doar dinheiro, fique ligado nos eventos que estão sendo promovidos na região em benefício ao menino e participe dos eventos. Faça pouco se não se tem condições de fazer muito, mas faça algo.
O site do Tiago é http://www.tiagolinck.com.br/ e para ajudá-lo com algum valor em dinheiro entre em contato com o Sicredi (55-3535-1296).

http://www.tiagolinck.com.br/imagens/min_tiago_linck16.jpg

Família agradece ajuda do Curso de Comércio Exterior da URI

O trabalho de pesquisa e extensão realizado por acadêmicos e professores dos Cursos de Administração/Comércio Exterior e Comércio Internacional, procurando contribuir com informações sobre próteses em mercados internacionais para Tiago Linck, menino que nasceu sem os membros inferiores e superiores, na cidade de Tiradentes do Sul, mereceu um agradecimento especial dos pais da criança.

Jair Linck, pai de Tiago, através de correspondência, agradeceu aos cursos e à Universidade, pelo empenho no trabalho realizado. “O Tiago está se superando e isso nos deixa otimistas em relação às próteses. Sabemos das dificuldades em relação aos custos, mas quanto a isso não devemos nos preocupar. Temos certeza de que com a corrente que se formou, nós ainda iremos conseguir”, afirmou.


Segundo a professora Adriana Storti, Coordenadora do Curso, essa atitude demonstrou que a área de atuação profissional vai muito além da prática empresarial e pode atuar também em causas sociais. Seguido de um projeto junto às APAE´s da região, alunos e professores se voltaram para este caso, buscando em outros países, modelos, preços e fornecedores que poderão contribuir para um futuro um pouco melhor para o menino Tiago.

O caso é muito específico, diz a Coodenadora, pois “almejávamos obter mais detalhes dos equipamentos internacionais para a família, possibilitando comparações com marcas e fornecedores nacionais, porém, vimos que para o caso do Tiago ainda não se tem certeza de quais serão os aparelhos mais adequados. No entanto, nos dispomos perante a família para futuras pesquisas, já que esta também é uma forma de aprendizado e que faz parte da ação social da URI”.

Cabe salientar, informa a professora Adriana, que a URI, a partir de 2008, obedecendo a Resolução Federal, passa a ofertar o Curso de Administração com Linha de Formação Específica, no caso Comércio Internacional, e entre várias atividades práticas realizadas junto a empresas encontram-se as viagens e intercâmbios internacionais agregando conhecimento diferenciado a seus acadêmicos.





Fontes:
http://www.uri.com.br/noticias.php?id=2239
http://tiagolinck.blogspot.com/
http://www.tiagolinck.com.br/historia.php