9 de maio de 2010

Chimarrão: beba saúde

Além de reunir pessoas, proporcionar momentos de descanso e rodas de conversa, a erva-mate traz benefícios à saúde. O consumo da erva-mate, que faz parte do chimarrão, diminui o nível de colesterol e triglicerídeos e evita doenças.

Além de isenta de calorias (que são agregadas a partir da combinação com outros nutrientes), a erva traz em sua composição as vitaminas C e D, assim como as do complexo B, além de sais minerais (cálcio, manganês e potássio). Também combate os radicais livres, pois auxilia na digestão e produz efeitos antirreumáticos, diuréticos, estimulantes e laxantes.



Vitaminas

Entre as vitaminas presentes no chimarrao temos a vitamina C (ácido ascórbico), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B2 (riboflavina), o ácido nicotínico, a vitamina A.



O chimarrão em prol da saúde

Com mais de duas dezenas de minerais e vitaminas em sua composição, a erva-mate presente no chimarrão tem poderes de rejuvenescimento porque inibe a destruição do colágeno. Além disso, a erva-mate possui saponinas que aumentam a defesa do organismo, mantendo-o mais preparado para combater as infecções.

Considerada o novo chá verde, a erva-mate pode ser usada em prol da saúde e beleza.

A erva-mate, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.

Benefícios

Além de saborosa, a erva-mate é repleta de características nutricionais. Tem vitaminas e minerais, é uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos - que são um composto químico que aparece naturalmente em alimentos de origem vegetal e responsáveis pelo sabor amargo e adstringente - e ainda são capazes de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento do organismo. Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos mostraram que as propriedades antioxidantes da bebida exercem um efeito protetor direto nas células. Também revelaram que a erva-mate é capaz de inibir o processo de oxidação do mau colesterol (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce.

A bebida que é sinônimo de tradição

A erva-mate é bastante utilizada no Sul do Brasil, onde costuma ser parte integrante da cultura local, na forma do bom e velho chimarrão. Ou no Centro-Oeste, onde é macerada e consumida em água fria ou gelada, no chamado tererê.





A erva-mate é rica em ácido pantotênico, encontrado em menor escala na tão propalada geleia real das abelhas, muito procurada pelas características medicinais que possui.

A escolha de um bom chimarrão

Um chimarrão gostoso e saudável começa com a escolha de uma boa erva-mate que deve apresentar um verde vivo e homogêneo, sua consistência deve ser leve e solta e seu sabor deve ser o doce amargo.

>> A erva-mate teve sua origem numa tribo de índios Guarani. É a Ilex paraguari-ensis observada pelos soldados espanhóis que, ao tomar esta bebida no dia seguinte aos porres intensos, a ressaca proporcional era aliviada tomando a erva-mate. A partir daí, começaram a transportá-la pelo Rio Grande nas suas garupas. Logo surgiram a cuia e a bomba, que primitivamente era feita de bambu.

Origem do chimarrão

A erva-mate, cujo nome científico é Ilex paraguariensis, é encontrada principalmente no sul do Brasil e norte da Argentina.

O chimarrão é uma bebida genuinamente nativa, sendo o mais antigo e tradicional dos hábitos gauchescos.

A origem do chimarrão está ligada ao hábito dos índios guaranis, que sorviam uma bebida feita com folhas fragmentadas, tomadas em um porongo por meio de um canudo de taquara, herança, segundo a tradição, do deus Tupã. O hábito do consumo foi fortalecido e expandido pelos espanhóis e jesuítas.