10 de março de 2009

Serra do Rio do Rastro - SC

Serra do Rio do Rastro
È fascinante o passeio pelo Parque Nacional de São Joaquim, o Rio do Rastro como é conhecido. Localizado na entrada do Planalto Serrano e dista 230 km da capital Florianópolis. Nesta região o clima é temperado em razão de sua sua altitude de aproximadamente 1.500m e de sua proximidade com o mar, que propicia uma temperatura média anual de 12°C. E este é apenas mais um detalhe que privilegia o lugar e que o faz único, uma vez que em seu entorno existe uma curiosa conformação repleta de lagos, cascatas, canyons, flora e fauna nativas, de forma que toda essa exuberante natureza faz dessa região, naturalmente, umas das mais belas do Brasil e do mundo.
Logo em Ubirici na subida da serra acabei me perdendo em um cruzamento, mas para minha sorte depois de uns 10km encontro uma placa de infomações turisticas. Pronto, la vou eu!

Impossivel não observar a beleza da serra catarinense, desde São Joaquim, Ubirici, Rancho Queimado, etc.






De inicio, saio da BR 101 logo em Palhoça, 1° abastecimento. Entro na BR 282 sentido Lajes. Primeira cidade é Santo Amaro da imperatriz, logo após Aguas Mornas e depois Rancho Queimado. Parada para tirar fotos... e volto a estrada.
Já bem proximo a Alfredo Wagner acontece algo inusitado, percebo o tempo ficando cada vez mais fechado então paro para colocar luvas e jaqueta, mal me arrumo e desaba a chuva... Entao achei um chalé na beira da estrada, destes de que servem para venda de frutas e artesanatos. Percebo que a chuva não vai dar tregua, então retorno a estrada e apenas uns 2 ou 3 km depois o tempo "limpa", nem mesmo o asfalto estava molhado. Sol brilhando! Entao concluo: Estava parado embaixo de uma nuvem de chuva!!! (risos)



















Acabei reparando em varias placas na beira da BR que pediam atenção ao "gelo na pista", será que deve fazer muito frio por aqui no inverno!!???







































































A descida é sempre a melhor parte, a não ser pelo susuto que tive ao chegar no mirante. À mais de 1400 metros de altitude. A neblina subiu rapidamente e ja estava possibilitando meu rotorno a Florianopolis... Foi quando chegou dois motociclistas da Região. O Alex motoboy e o Guilherme de Ararangua. Pronto, agora tinha guias turisticos! hehe


Mapa: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=serra%20do%20rio%20do%20rastro%20sc&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blz, amigo motociclista?! [Quer receber novidades sobre motociclismo por e-mail?] Deixe seu comentário:

Postar um comentário