Motor V2 Harley Davidson
Temos percebido que muitos de nós não têm claro o
significado de algumas medidas características de um motor. Qual é a
diferença entre potência e torque? Qual é a relação desses parâmetros
com a performance da moto? Porque as motos custons têm potência mais
baixa? Porque motos de uma mesma marca e com motores aparentemente
iguais têm entre si têm tanta diferença de potência? Octanagem da
gasolina, que bicho é esse? Bem, vamos optar por uma abordagem breve
dessas questões, deixando de lado um maior rigor técnico.
Potência é a medida do
trabalho realizado numa unidade de tempo. Ela é a medida da capacidade
do veículo de desenvolver velocidade. Quanto maior a potência, maior é a
capacidade de atingir maiores velocidades. O motor oferece maior
potência à medida em que a rotação aumenta. A potência máxima está
disponível na rotação máxima.
Torque corresponde à
força de giro exercida em determinado braço de alavanca. Ele é a medida
da capacidade que o veículo tem de desenvolver força. O torque máximo,
ou máxima capacidade do veículo tracionar uma carga, sempre ocorre numa
rotação inferior à máxima. É por isso que quando um veículo de carga
passa de um trecho plano da estrada para um trecho de aclive a sua
velocidade tende a diminuir.
Isso ocorre porque o motor necessita de mais
torque para aquela situação e o encontra numa rotação inferior à qual
estava. Nessa situação, se a rotação do motor continuar caindo após ter
passado pela rotação de torque máximo, o condutor do veículo deverá
reduzir sua marcha sob pena do veículo parar. Manuais e catálogos de
veículos sempre informam sobre potência máxima, torque máximo e a
rotação onde cada um deles ocorre.
Cilindrada significa
tamanho de motor e é a medida do volume total dos cilindros em
centímetros cúbicos. 1.000 cc equivale a 1 litro. Por exemplo, um motor
de 500 cc com 2 cilindros significa que num cilindro, com seu pistão na
posição mais baixa, cabe o conteúdo de um copo de 250 ml, quase o volume
de uma latinha de cerveja, que contém 350 ml. 250 ml, ou 250 cc,
multiplicados por 2 cilindros somam 500 cc.
Qual é a faixa de rotação mais apropriada?
Quando o motor trabalha próximo à rotação de
torque máximo ele é mais econômico e menos exigido. Essa é a faixa de
uso que normalmente confere maior durabilidade ao motor. ? O uso do
motor na sua faixa mais alta de rotação aumenta o consumo e, se ocorrer
de forma habitual, compromete sua durabilidade. ? O uso do motor numa
faixa muito baixa, por displicência com a troca de marchas, pode ter seu
efeito melhor entendido se comparado à condução de uma bicicleta.
Quando o ciclista enfrenta um trecho de aclive e ele não reduz a marcha,
suas pernas passam a ser muito mais exigidas. O mesmo ocorre com o
conjunto motor-embreagem-câmbio-relação/cardã.
Porque as motos custons têm baixa potência?
Isso ocorre por dois motivos. O primeiro motivo
está relacionado ao estilo antigo dessas máquinas, que não utilizam
motores de alta performance. O segundo motivo é que, para seus usuários,
conforto é mais importante que alta velocidade. Uma viagem longa
torna-se mais agradável com motor a uma rotação não tão alta. Nessa
faixa de baixa rotação o motociclista tem que ter boas condições de
retomar velocidade, fazer ultrapassagens e outras manobras. Para
conseguir o torque máximo a uma rotação mais baixa, a configuração do
motor não permite atingir a mesma potência oferecida por um motor em que
o torque máximo ocorre em rotações maiores. Seguem alguns exemplos
numéricos:
MODELO ESTILO TIPO DE MOTOR POTÊNCIA MAX. TORQUE MAX. ROTAÇÃO
Honda CBR 600 F Esportiva 4 cilindros em linha 110 CV 6,4 kgf.m 10.500 rpm
Yamaha Drag Star Custom 2 cilindros em V 40 CV 5,2 kgf.m 3.000 rpm
BMW R 1150 S Turismo 2 cilindros boxer 98 CV 9,7 kgf.m 5.750 rpm
BMW R 1150 GS Enduro 2 cilindros boxer 85 CV 10,0 kgf.m 5.500 rpm
BMW R 1200 C Custom 2 cilindros boxer 61 CV 9,8 kgf.m 3.000 rpm
fonte: catálogos dos respectivos fabricantes.
Qual é o significado de octanagem?
Octanagem é a capacidade do combustível, já na
mistura ar-combustível, de ser muito pressionado sem entrar em combustão
expontânea, isso antes da vela de ignição soltar sua centelha. Quando o
pistão sobe, a pressão no cilindro aumenta muito. Se ocorrer
auto-combustão com o pistão ainda subindo, ela diminuirá muito a
performance do motor. Isso acontecendo, percebemos um barulho
característico dessa auto-combustão, que os mais antigos denominam
“motor batendo pino”. Motores com maior relação de compressão demandam
combustível de maior octanagem. Relação de compressão é a razão entre o
volume do cilindro com o pistão na sua posição mais baixa o volume com
ele na sua posição mais alta. Uma relação 10:1 significa que um cilindro
de 250 cc fica com apenas 25 cc quando seu pistão sobe por completo.
O que aumenta a vida de um motor?
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Trocas de óleo lubrificante* Motores são formados por peças móveis que têm atrito entre
si e seu tempo de vida está relacionado à aualidade do lubrificante. -
Trocas de filtro de óleo* A qualidade do óleo lubrificante é afetada pelo estado do filtro de óleo).
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Trocas de filtro de ar* A absorção do ar da mistura ar-combustível não pode trazer resíduos de pó para o motor, que funcionam como abrasivo destruidor das peças móveis. Essa proteção é garantida pelo filtro de ar.
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Qualidade do combustível: Combustíveis adulterados podem danificar o motor. A garantia da origem do combustível é mais importante o que ele ser, ou não, aditivado.
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Trocas do filtro de combustível*: A qualidade do gasolina é afetada pelo estado do seu filtro.
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Qualidade do fluido de arrefecimento*: Radiadores servem para esfriar a água aditivada que circula pelo motor, limitando sua temperatura máxima. Uso do aditivo fora das especificações e ausência de limpeza das câmaras de circulação desse fluido comprometem a eficiência do sistema. Temperaturas acima da sua faixa normal dilatam as peças móveis e afetam a qualidade do óleo lubrificante, comprometendo a vida do motor.
Motor da Kawasaki ER6-N
Quais formas de utilização da moto comprometem vida do motor?
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Fortes acelerações e desacelerações;
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Super-aquecimento;
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Uso em estradas de terra;
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Falhas na manutenção preventiva*.
(*) segundo as especificações do fabricante.
Fonte: Manoel Constantino de Moura – Motoclube Águias do Asfalto – São Paulo-SP
Equipe: ArquivoMOTO
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