17 de março de 2013


Valentino Rossi mostra a nova Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)Valentino Rossi mostra a nova Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)





Fonte: G1
O principal piloto de motovelocidade da atualidade, Valentino Rossi, participou nesta sexta-feira (15), em São Paulo, da apresentação da nova Yamaha Factor 125, que recebeu sutis alterações para o modelo 2014. Retornando à equipe japonesa na temporada 2013, após dois anos sem sucesso na Ducati, o italiano fez o papel de "garoto propaganda" da empresa e mostrou a novidade ao público pela primeira vez, após o modelo ser divulgado na quinta-feira (14).
Valentino Rossi mostra a nova Yamaha Factor 2014 (Foto: Rafael Miotto/G1)Valentino Rossi dá autógrafos após mostrar a nova
Yamaha Factor 2014 (Foto: Rafael Miotto/G1)
Durante a coletiva, o piloto deu suas impressões sobre São Paulo, que visitou pela primeira vez. “Cheguei hoje e a cidade é muito grande, é um pouco difícil entender as coisas. Vir ao Brasil é sempre bom e as pessoas são ótimas", disse Rossi, que já foi ao Rio de Janeiro algumas vezes. “Nos últimos dias me falaram que para rodar em São Paulo só de helicóptero ou de moto”, comentou o piloto sobre o trânsito na cidade.

Já sobre a utilização de motos, o italiano deu alguns conselhos aos brasileiros. "A moto é uma boa solução para o trânsito, mas é necessário tomar cuidado. É necessário ficar atento às portas dos carros, se alguém abrir quando estiver passando”, acrescentou o italiano.
Nova moto para o mercado brasileiro
Muito diferente das supermotos que Rossi utiliza nas pistas, a Factor é um modelo utilitário de baixa cilindrada destinado à cidade. Além de deixar a logo YBR de lado, a moto passou por sutis alterações em seu visual e agora conta com nova versão de entrada, a K1, que custa R$ 5.390, a partir de março. Segundo a fabricante, houve redução de até R$ 500 nos modelos K, E e ED - veja tabela abaixo na reportagem.
Lista de preços da Yamaha Factor 2014:
K1 – R$ 5.390 (básica)
K – R$ 5.690 (marcador de combustível)
E – R$ 6.120 (partida elétrica)
ED – R$ 6.490 (partida elétrica, rodas de liga-leve e freios a disco)
Apesar de seguir com o mesmo motor e não contar com mudanças profundas, a marca chama o modelo de “segunda geração”."O nome oficial, registro, continua tendo YBR, mas no mercado percebemos que os consumidores aderiram ao nome Factor", informou a Yamaha ao G1, em comunicado. Além do propulsor, chassi e suspensão se mantiveram os mesmos da YBR 2013. Esta é a terceira alteração que a YBR recebe, desde seu lançamento, em 2000.
Valentino Rossi dá entrevista em São Paulo (Foto: Divulgação)Valentino Rossi dá entrevista em São Paulo
(Foto: Divulgação)
As principais alterações ocorreram no visual, que agora conta com grafismos mais límpidos. Segundo a empresa, o tanque foi alterado, proporcionando melhor encaixe para as pernas do motociclista. As carenagens que envolvem o recipiente de combustível e o para-lama dianteiro são novos, assim como o plástico protetor localizado entre o motor e o assento.
Seu escapamento também foi alterado e tem novo protetor. A traseira está mais afilada e o painel possui novo mostrador em branco. O tradicional logo “YBR” foi extinto do modelo e apenas o "Factor", presente na moto desde 2009.
Yamaha Factor K1 2014 (Foto: Divulgação)Yamaha Factor K1 2014 (Foto: Divulgação)
Mesmo com a injeção eletrônica já fazendo parte da YBR 125 vendida na Europa, a marca optou por manter a versão carburada para o Brasil. "A intenção é oferecer um modelo de qualidade e acessível a realidade brasileira. Objetivando também os custos com a manutenção", declarou a Yamaha.

O rendimento do motor monocilíndrico de 124 cilindradas permanece o mesmo, com 10,2 cv a potência a 7.800 rpm e 1.0 kgfm a 6.000 rpm. De acordo com a Yamaha, o carburador da Factor tem acionamento a vácuo e sensores que permitem economia, sem perder eficiência.
Houve uma pequena de redução no conjunto, que passou a 105 kg (K1/K/E) e 107 kg (ED) - antes as versões E e ED tinham 112 kg, enquanto a K pesava 110 kg. O tanque segue com capacidade máxima de 13 litros.
Nova versão “para iniciantes”
Além das tradicionais opções K, E e ED, a Factor ganhou nova K1 que, segundo a empresa, trata-se de uma “versão de entrada para novos motociclistas” e é a mais básica de todas e possui cor com misto de vermelho e preto. Na sequência vem a K, que tem partida a pedal e freios a tambor, nas cores vermelho, preto e azul. Tanto K como K1 estão esquipadas com pneus Levorin, enquanto E e ED contam com Metzeler – marca da Pirelli.

Com partida elétrica e freios a tambor, a versão E custa R$ 6.120 (preto, vermelho e azul). A top de linha ED recebeu novo sistema de freio a disco, além de contar com rodas de liga-leve e partida elétrica. Custando R$ 6.490, o modelo ED tem variedades de cores branco, preto, vermelho e azul. Na linha 2013, a K custava R$ 5.890, a E R$ 6.520 e a ED R$ 6.990.
Yamaha Factor ED 2014 (Foto: Divulgação)Yamaha Factor ED 2014 (Foto: Divulgação)
Painel da Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)Painel da Yamaha Factor 2014 (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blz, amigo motociclista?! [Quer receber novidades sobre motociclismo por e-mail?] Deixe seu comentário: