Autor: Carlos Bazela
A Yamaha ocupa,
atualmente, um belo terceiro lugar do Campeonato Mundial de Motocross na
divisão de construtores. O resultado satisfatório pode ser um dos motivos pelos
quais a marca dos três diapasões resolveu mexer pouco na versão 2015 da YZ
450F. O modelo pilotado pelo belga Jeremy Van Horebeek agora traz grafismos
mais dinâmicos e leves aprimoramentos internos no propulsor para aprimorar o
desempenho e o controle por parte do piloto.
Na pintura, o
inconfundível azul da Yamaha continua presente. Os gráficos, entretanto,
mudaram e o tom branco que predominava nas aletas laterais que protegem o
radiador perdeu espaço. Agora, as letras “YZ”, que mal podiam ser vistas no
modelo anterior, ocupam local de destaque sobre um fundo preto. Já o número 450
aparece mais alongado logo abaixo com a letra “F” escrita em cinza e quase
imperceptível. As barras verticais crescentes, que caracterizam os modelos de
competição da Yamaha, também estão presentes. Completam as mudanças visuais as
rodas, que passam a ser na cor preta.
Monocilíndrico mais suave
O motor permanece o mesmo monocilíndrico de quatro válvulas com 449,7 cm³ quatro tempos de arrefecimento líquido e levemente inclinado para trás. Entretanto, ajustes finos no sistema de injeção eletrônica e de ignição foram feitos para deixar a entrega de potência mais suave. A mesma linha de raciocínio foi seguida nas peças que compõem o acelerador, revisadas para deixa-lo menos brusco. A partida, porém, se mantém a pedal, no estilo tradicional do off-road.
O motor permanece o mesmo monocilíndrico de quatro válvulas com 449,7 cm³ quatro tempos de arrefecimento líquido e levemente inclinado para trás. Entretanto, ajustes finos no sistema de injeção eletrônica e de ignição foram feitos para deixar a entrega de potência mais suave. A mesma linha de raciocínio foi seguida nas peças que compõem o acelerador, revisadas para deixa-lo menos brusco. A partida, porém, se mantém a pedal, no estilo tradicional do off-road.
E, como estamos falando
de um modelo de competição, facilitar a manutenção pela equipe de apoio também
foi uma das preocupações. Assim, as tampas dos filtros de ar, anteriormente
afixadas por parafusos, passam a contar com presilhas de engate rápido, o que
facilita a substituição das peças.
Montada sobre um
quadro tipo berço semi-duplo a YZ 450F teve pequenas alterações também na
ciclística. Os freios continuam a disco tipo wave nas duas rodas, com diâmetro
de 250 mm na dianteira e 245 mm na traseira; e o garfo dianteiro invertido
ainda tem 310 mm de curso. A balança monoamortecida com link, todavia, teve uma
redução e igualou seu curso com a suspensão dianteira com os mesmos 310 mm. O
tanque tem capacidade para 7,5 litros de combustível e, pronta para rodar, a
off-road da Yamaha pesa apenas 111 kg.
No Brasil
A YZ 450F está entre os modelos importados ao País pela Yamaha. Por enquanto, a marca não tem uma data estabelecida de quando o modelo 2015 com o novo visual e os poucos aprimoramentos mecânicos irá desembarcar por aqui oficialmente. Contudo, o modelo 2014 da off-road é vendido aqui pelo preço sugerido de R$ 38.970.
A YZ 450F está entre os modelos importados ao País pela Yamaha. Por enquanto, a marca não tem uma data estabelecida de quando o modelo 2015 com o novo visual e os poucos aprimoramentos mecânicos irá desembarcar por aqui oficialmente. Contudo, o modelo 2014 da off-road é vendido aqui pelo preço sugerido de R$ 38.970.
No EUA
Nos EUA o modelo já esta sendo comercializado desde agosto com o valor de U$ 8500.00, cerca de R$ 20.000,00, livre de impostos. Quase o dobro do valor de referencia no Brasil. UM ABSURDO!
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