22 de abril de 2010

Yamaha YZF-R1 2010

Yamaha YZF-R1 2010

A superesportiva YZF-R1, icone em motocicleta superesportiva, chega em sua versão 2010 a rede de concessionarios autorizados

Se não fosse pelos faróis, retrovisores e outros equipamentos exigidos por lei para que o modelo 2008 da consagrada Yamaha YZF-R1 possa rodar nas ruas, poderia facilmente ser confundida com a Yamaha YZR-M1 pilotada por Valentino Rossi na MotoGP.

Pode parecer que você já leu essa história antes, mas realmente essa nova R1 traz para as ruas inovações e tecnologias antes vistos somente em motos de corrida. Nova dos "pés a cabeça", a nova R1 traz um motor ainda mais potente com diversas inovações mecânicas, três mapas eletrônicos de desempenho, embreagem deslizante e um novo quadro de alumínio.

Mas sem dúvida a grande novidade da R1 2010 é o propulsor de quatro cilindros em linha, DOHC, com refrigeração líquida que manteve a mesma capacidade cúbica do anterior: 998 cc. Mas as semelhanças com o motor que equipa sua antecessora param por aí. Tudo - do virabrequim ao cabeçote - é novo.

Aliás, o virabrequim do tipo "crossplane", como os utilizados nos motores V8, é a grande novidade desta R1. Originário do motor da YZR M1 de Rossi, nesse tipo de virabrequim cada biela está posicionada a 90°. Dessa forma, o intervalo de ignição não sequencial (270°-180°-90°-180°) proporciona um torque ainda mais linear e controlável. Um sentimento único nunca antes experimentado pelos motociclistas. Esse virabrequim crossplane e cada cilindro "explodindo" individualmente são novidades mecânicas inéditas em motos de rua. Com essa tecnologia o torque inercial do motor que compõe o torque máximo da moto é minimizado. Isso faz com que o torque transferido à roda traseira tenha uma relação muito próxima de 1:1 com o torque proveniente da câmara de combustão, controlado pela mão do piloto no acelerador. Isso significa uma entrega de torque mais linear. Proporcionando um controle mais preciso da aceleração.

O torque da nova R1 está ligeiramente superior, porém mais constante: agora são 11,8 kgf.m a 10.000 rpm, contra os 11,5 kgf.m do modelo anterior - isso sem a indução direta de ar que atua em altas velocidades. A potência também aumentou timidamente sem a indução de ar. Subiu dos 180 cv anteriores para 182 cv a 12.500 rpm.

Outras novidades do modelo 2010 são a adoção de uma embreagem deslizante, bastante útil nas reduções bruscas de marcha antes de contornar curvas, e três mapas de ignição do motor. Utilizado pela primeira vez em uma moto de série da Yamaha, o sistema de escolha de mapeamento do motor, chamado de D-mode Map da Yamaha, oferece três diferentes modos: standard para diversos tipos de pilotagem; modo A para respostas mais esportivas; e o modo B para respostas mais "gentis" do acelerador.

Claro que as qualidades do modelo anterior, tais como acelerador eletrônico e dutos de admissão variáveis, também equipam a YZF-R1 2010. Tudo controlado por um moderno módulo eletrônico.

Mas as alterações não ficaram apenas no motor. O quadro Deltabox em alumínio também é totalmente diferente do anterior. Além de apresentar um equilíbrio ainda melhor entre rigidez e flexibilidade, ficou mais compacto. Centralizando as massas e reduzindo o centro de gravidade de toda a motocicleta.

Suspensões, freios, um pneu traseiro com nova medida 190/55-17 e o até então inédito amortecedor de direção eletrônico foram projetados para melhorar ainda mais essa superesportiva de 1.000cc.

Quanto ao design, a Yamaha não houveram mudanças radicais, mas estas são facilmente perceptíveis. A carenagem frontal está mais "pontuda" e com dois canhões de luz. Na traseira, os escapamentos ganharam formas triangulares e a lanterna de LED também tem novo desenho. Além de ela parecer mais compacta.

As mudanças no chassi e no motor são as mais significativas nos últimos 11 anos de história da motocicleta - a Yamaha YZF-R1 foi lançada em 1998. Já a venda na Rede de Concessionárias Autorizadas da Marca, unicamente na cor preta, ao preço público sugerido, posto Guarulhos, São Paulo, de R$ 64.218,00 – seguro e frete não inclusos.

Fotos em alta resolução podem ser baixadas em:

http://www.yamaha-motor.com.br/cmi/pagina.aspx?4250

SAC 2431-6500


Jornalista: Marcel Mano (Mtb. 19.208)
Rodovia Presidente Dutra, km 214
Guarulhos - São Paulo
CEP: 07183-903
Fones: (0xx11) 2460-5313
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17 de março de 2010

As 10 motos mais caras à venda no Brasil

As 10 motos mais caras à venda no Brasil

Veja quanto custa andar em um modelo quase exclusivo

Por Cadu Ramos

O setor Premium de motocicletas no Brasil não representou nem 2% do total de unidades comercializadas em 2009, 1.579.197. Juntas, por exemplo, a Ducati e a Harley Davidson não chegaram a quatro mil modelos vendidos, enquanto que somente a CG Fan 125, campeã de vendas, atingiu mais de 380 mil unidades no mesmo período. Entretanto, quando se compara o valor de mercado, onde uma Desmosedici se equivale, em preço, a cerca de 44 modelos populares, é possível entender porque nem só de volume sobrevive o setor, ao menos não o Premium.

Veja as 10 motocicletas mais caras à venda no Brasil.

DUCATI DESMOSEDICI 16RR: R$ 264.006
Motor: 989 cc, 200cv

BIMOTA Tesi 3D: R$ 154.856
Motor: 1078cc, 95cv

HARLEY-DAVIDSON Electra Glide Ultra Class.Eagle Flhtcu: R$ 99.500
Motor: 1584cc

BIMOTA DB7: R$ 98.250
Motor: 1100cc, 160cv

Honda GL 1800 Gold Wing: R$ 96.777
Motor: 1800cc, 118cv

BMW K 1300 GT: R$ 94.950
Motor: 1293cc, 160cv

BMW K 1200 RT: R$ 93.010
Motor: 1170cc, 110cv

MV AGUSTA F4 1078RR 312: R$ 92.262
Motor: 1078 cc, 190cv

DUCATI 1098 S: R$ 90.596
Motor: 1099cc, 160cv

BIMOTA DB5R: R$ 88.950
Motor: 1078cc, 95cv

Sabem quais as 10 Motos mais Vendidas em 2009 no Brasil?

Sabem quais as 10 Motos mais Vendidas em 2009 no Brasil?

Fonte: http://www.motos125cc.org/as-10-motos-mais-vendidas-no-brasil-em-2009/

Embora tenha sido um ano bastante difícil para o negócio das motos, 2009 foi marcado por vários lançamentos. Saiba então quais foram as 10 motos que tiveram o maior volume de vendas no Brasil e a participação de cada marca no mercado brasileiro de motociclos.

Honda continua a manter a liderança das motos mais vendidas no Brasil

Acreditava-se que a grande entrada de novas marcas no mercado brasileiro no ano 2009 faria com que a principalmente a Honda, perdesse participação geral. No entanto, a marca fez uma série de lançamentos de motos e inovou com as motos bi-combustível e com as primeiras motos de baixa cilindrada equipadas com sistema ABS de freios, o que lhe garantiu a manutenção de sua participação praticamente intacta, continuando a garantir as primeiras posições do top 10.

Marcas pequenas de motos sentiram mais a crise

Na verdade, a situação de mercado de 2009 foi mais sentida pelas pequenas marcas e marcas entrantes no mercado. Algumas delas, inclusivé, encerraram as suas operações no mercado das motos ou acabaram por ser absorvidas por outras.

Entre as motos mais vendidas ao longo de 2009, o destaque fica por conta dos modelos de motos da Honda, que dos “top 10″ teve 8 modelos presentes neste ranking. Apenas se intercalaram os modelos YBR 125 Factor da Yamaha e Yes EN 125 da Suzuki consiguiram figurar entre as 10 motos mais vendidas no Brasil.

Ranking das 10 motos mais vendidas no Brasil:

Honda CG Fan

Honda CG Fan - A moto mais vendida no Brasil em 2009

  • 01 - Honda CG Fan 125 = 382.027 – A moto mais vendida em 2009.
  • 02 - Honda CG Titan 150 Mix = 161.829 – Foi um novo lançamento que conseguiu garantir o segundo posto nas vendas.
  • 03 - Honda Biz 125 = 158.268 – A Biz continua a vender bem no Brasil e por isso ocupou o terceiro lugar das motos mais vendidas.
  • 04 - Yamaha YBR 125 Factor = 122.471 – Com esta moto 125, a Yamaha conseguiu garantir a quarta posição.
  • 05 - Honda NXR 150 Bros = 122.326 – Apresentando um novo estilo, a NXR da Honda conseguiu o quinto lugar.
  • 06 - Honda CG Titan 150 = 104.663 – Mesmo com um frontal pouco desejado pelos motociclistas, a CG Titan 150 conseguiu a sexta posição.
  • 07 - Honda CB 300R = 52.797 - Tendo sido o principal lançamento do ano, a CB 300R alcançou com mérito a 7a posição entre as motos mais vendidas, mesmo não tendo sido comercializada ao longo de todos os 12 meses de 2009 e mesmo sendo uma moto de preço bastante mais elevado que as de entrada de linha.
  • 08 - Honda Pop 100 = 48.890 – Esta moto simples da Honda conseguiu uma honrosa oitava posição.
  • 09 - Suzuki EN 125 Yes = 48.369 – A Suzuki conseguiu colocar uma das suas motos entre as 10 motos mais vendidas do Brasil.
  • 10 - Honda CG 150 Fan = 46.143 – Apesar do seu lançamento recente, a Honda CG 150 Fan conseguiu fechar o top 10 das motos mais vendidas do Brasil, conquistando o décimo lugar.

Em relação à participação de mercado entre as marcas de motos, no ano 2009, as percentagens são as seguintes:

  • 01 | Honda = 75,1%
  • 02 | Yamaha = 12,2%
  • 03 | Suzuki = 5,2%
  • 04 | Dafra = 3,7%
  • 05 | Sundown = 1,7%
  • 06 | Traxx = 1,3%
  • 07 | Kasinski = 0,4%
  • 08 | Harley-Davidson = 0,2%
  • 09 | Kawasaki = 0,1%

* Dados divulgados pela ABRACICLO | Foto: Divulgação