Bento Gonçalves é um dos mais importantes roteiros turísticos da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem de Bento Gonçalves um lugar acolhedor e de natureza exuberante.
O município foi emancipado em 11 de Outubro de 1890 e possui 382 quilômetros quadrados de área. O clima subtropical varia de -3ºC no inverno a 36ºC nos meses mais quentes do ano. Com mais de 100 mil habitantes, Bento Gonçalves figura entre as 10 maiores economias do Rio Grande do Sul.
Bento Gonçalves é a Capital Brasileira do Vinho e o maior e mais expressivo pólo moveleiro do Estado. Destaca-se pela qualidade de vida, sendo a 1ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul e a 6ª do Brasil conforme estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003. O índice leva em consideração itens como longevidade, educação, saúde e renda.
O setor moveleiro de Bento Gonçalves representa 8% da produção nacional de móveis e 40% da produção estadual. A vitivinicultura representa a terceira maior economia do município. Saiba mais sobre a economia de Bento Gonçalves clicando aqui . Bento Gonçalves é também a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência pelo Vale dos Vinhedos, certificado que qualifica a origem do produto em nível mundial.
Roteiro garantido para o turismo de negócios, Bento Gonçalves sedia hoje as maiores feiras do país e da América Latina no segmento industrial e comercial. Acesse, clicando aqui, todas as feiras e eventos que acontecem em Bento Gonçalves.
Os pavilhões do Parque de Eventos são o palco de eventos conhecidos nacional e internacionalmente. Clique aqui e saiba mais sobre o Parque de Eventos.
A cidade também é sede de festas e feiras alusivas à uva e ao vinho, como a Festa Nacional do Vinho - Fenavinho, a maior e mais antiga festa comunitária do município. Conheça, clicando aqui, os vários roteiros turísticos de Bento Gonçalves.
Se quiser saber mais sobre Bento Gonçalves, acesse os outros títulos deste menu e saiba sobre a História da Cidade, saiba quais são os Sìmbolos Oficiais da Prefeitura, conheça a Galeria de ex-prefeitos e a história do prédio que abriga o Palácio Municipal. Estão disponíveis também informações sobre a História da Imigração e sobre a História da uva e do vinho na nossa cidade.
Emancipação da cidade: 11 de Outubro de 1890 Localização: Encosta Superior do Nordeste Área: 382,5 Km² Altitude: 618 metros Clima: Subtropical (-3ºC a 36ºC) |
População: 100.643 (IBGE 2007)
PIB: R$ 2.367.582,00 (2006)
Renda Per Capita: R$ 22.763,00 (2006)
Veículos cadastrados: 56.677 (Denatran - março/2009)
VALE DO RIO DAS ANTAS
O Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto, o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade, está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas" uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas formando uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha
PARQUE TEMÁTICO EPOPÉIA ITALIANA
Visitar o Parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. A visita é envolvente e faz sentir as emoções e necessidades que os imigrantes tiveram, desde que saíram da Itália até chegar ao Brasil. O espetáculo é acompanhado de degustação de vinhos, suco de uva e biscoito típico italiano.
CAMINHOS DE PEDRA
A história em forma de arquitetura, paisagens e cultura de um povo que lutou para ser o que é. "Museu vivo" que resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. Uma visão presente de um núcleo arquitetônico erguido no apogeu da imigração em seus diversos aspectos, moinho, cantina colonial, casa de massas caseiras, dos teares, de doces, da erva-mate e das ovelhas, são alguns dos estabelecimentos consagrados pelos turistas. www.caminhosdepedra.org.br |
PASSEIO DE MARIA FUMAÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Blz, amigo motociclista?! [Quer receber novidades sobre motociclismo por e-mail?] Deixe seu comentário: