5 de outubro de 2009

13° Mercocycle - Santa Maria RS


Encilhando a montaria...


HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO MOTOCICLÍSTICA GAUDÉRIOS DO ASFALTO
Fundada de direito em 21 de março de 1998, a AMGA nasceu de fato em 1994, quando alguns motociclistas (Adauto, Gilnando, Cielo e Steglich), de Santa Maria iniciaram suas aventuras de moto pelo Brasil. Já em 1997 com o grupo acrescido de novos integrantes, e com a denominação consolidada como "Gaudérios do Asfalto", organizaram em Santa Maria o 1º MERCOCYCLE - Encontro de Motociclistas do Mercosul, que teve uma ótima aceitação, tanto da comunidade Santamariense como daqueles que por aqui passaram com suas possantes motos.

A necessidade de preservação das marcas - do grupo e do evento – levou-os a registrar as marcas "Gaudérios do Asfalto" e "Mercocycle" junto a entidades oficiais de registro de marca no Brasil, bem como a Associação em sí como entidade civil.

A partir do 2º MERCOCYCLE realizado em 1998, a Associação passou a ser demandada pela sociedade através do Poder Público Municipal, Tribunal de Justiça e entidades assistenciais, para trabalhos comunitários e educativos, já que desenvolveu excelente conceito, passando a ser referência positiva, principalmente entre os jovens da região. Desde então foram várias participações em campanhas, tais como: Caravana do Brinquedo com a RBS, Campanha do agasalho com as Pref. Municipais de Santa Maria, São Sepé, São Pedro do Sul e Restinga Seca, campanha para dotar o corpo de Bombeiros da região de equipamentos de salvamento, com o LIONS; Campanha de construção do Centro de Apoio da Criança com câncer de Santa Maria, Ronda da Cidadania com o Tribunal de Justiça do RS, entre outras.

Foi então que a associação passou a atuar também junto ao Conselho Municipal de Trânsito e se integrou a defesa civil do Município de Santa Maria. Programas específicos de combate às drogas e conscientização no trânsito foram desenvolvidos e campanhas foram colocadas em prática, principalmente em relação a dependência química e cursos de direção defensiva para motociclistas.

Em 2004, na gestão do Sr Cleber Winckler da Silva, a associação teve atendido o pleito, iniciado na gestão do Jeferson Marchiori (registre-se o empenho do Gaudério Jorge Carrer), de conseguir um terreno no Bairro Duque de Caxias, onde foi construída sua sede social, através de lei aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Municipal, Sr Valdeci Oliveira. Em 1995, na gestão de Jeferson Marchiori, foi inaugurada a nova sede, com um pavilhão de 130 m2, onde ocorre semanalmente o encontros dos motocilistas dos Gaudérios, familiares e seus convidados. Melhorias continuaram a acontecer na gestão do sr João Apel, aumentando o pavilhão e dotando a associação de portas básculas, balcões, cozinha etc.

Os encontros, consolidados como MERCOCYCLE, continuaram a ocorrer anualmente, com o apoio necessário da Prefeitura Municipal de Santa Maria, sempre acompanhados de muito sucesso e grande aceitação da comunidade regional, seja de motociclistas como visitantes que apreciam o motociclismo, chegando a 12.000 pessoas, em dias do evento, disponibilizando toneladas de alimentos que são distribuídos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania as pessoas necessitadas da comunidade.

Hoje seguramente os Gaudérios do Asfalto se destacam como uma das entidades de grande responsabilidade social, com projetos e participações simples, mas de grande contribuição e alcance. Os Gaudérios tem sido agraciados com inúmeras homenagens e certificações, que marcaram a atuação e trajetória do grupo, em especial o troféu “CONSTRUIR” promovido pela RBS TV em 2002 as seis entidades mais atuantes da região central e “TROFÉU DESPORTIVO SANTA MARIA de 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007”, como destaque “Entidade Social”, promovido pela Prefeitura Municipal de Sta Maria e QuilliSport, além de inúmeras homenagens através da Câmara de Vereadores.

Em maio de 2008, através de projeto de Lei apresentado pelo Vereador Loreni Maciel, a Associação Motociclística Gaudérios do Asfalto, foi declarada de Utilidade Pública, através da lei 5113/08, sancionada pelo Sr Valdeci Oliveira – Prefeito Municipal de Santa Maria.

História elaborada por Cleber Winckler da Silva.


Fonte: Site oficial do MG Gauderios do Asfalto


Links uteis:
http://www.gauderiosdoasfalto.com.br/home/

http://www.gauderiosdoasfalto.com.br/home/_merco_site/site/


Algumas fotos do Evento ocorrido entre 10 e 11/outubro de 2009:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blz, amigo motociclista?! [Quer receber novidades sobre motociclismo por e-mail?] Deixe seu comentário: