8 de novembro de 2009

Os capacetes mais seguros do mercado

A SHARP (Programa de Classificação de Segurança e Conformidade), uma entidade inglesa que faz testes de segurança em capacetes, divulgou uma lista dos resultados dos seus últimos testes, e seis dos capacetes testados receberam a classificação máxima de 5 estrelas.


Os 6 capacetes foram os seguintes (em ordem de preço)

Lazer LZ6

Lazer LZ6

Lazer LZ6


O capacete custa o equivalente a R$ 185,00 e pesa 1,35 kg. O casco é feito de Thermopolymer Injetado. A cinta tem presilha automática e a viseira é resistente a riscos. Aprovado nas normas ECE 22.05, DOT e AS 1968.

Bell M1

Bell M1

Bell M1


Este capacete custa o equivalente a R$ 400,00, pesa 1,35 kg. O casco é feito em fibras compostas, e tem uma pequena fissura na parte traseira, para melhorar a aerodinâmica em altas velocidades. A viseira é anti-risco, anti-embaçante e o interior é feito de tecido que seca rápido e anti-alérgico. Aprovado na norma UN-ECE R22.05.

AGV S-4

AGV S-4

AGV S-4


O capacete custa em torno de R$ 555,00, pesa 1,35 kg. O casco é feito de Fibra de vidro e Kevlar trançado. O interior é de material que seca rápido e anti-alérgico e a viseira é de policarbonato, anti-risco e anti-embaçante. Aprovado na norma UN-ECE R22.05.

HJC HQ-1

HJC HQ-1

HJC HQ-1


O capacete custa aproximadamente R$ 770,00 e pesa 1,5 kg. Aprovado pela UN-ECE R22.05.

Arai GP5X

Arai GP5X

Arai GP5X


Este capacete custa na faixa de R$ 930,00 e pesa 1,3 Kg e é aprovado pela norma UN ECE R22-05.

Shark RSR2

Shark RSR2

Shark RSR2


Este capacete está sendo vendido por R$ 985,00, pesa 1,29 Kg e é aprovado pela norma UN-ECE R22.05. O casco é feito de Carbono e Kevlar, tem viseira de 3mm, tratamento duplo anti-risco e anti-embaçante. A presilha é tipo Racing, de dois aneis metálicos.

Vale lembrar que estes capacetes obtiveram a mesma qualificação, e só estão nesta ordem por conta do preço. Os preços estão em reais pois eu converti dos valores em Libras Esterlinas. Aqui no Brasil os preços são (BEEEEEM) diferentes.

Tipos de provas:

Linear: o capacete é submetido a uma prova de impacto linear. Este teste serve para medir a capacidade de absorção de impacto do equipamento, ao deixá-lo cair em uma trajetória vertical sobre diferentes objetos em variadas velocidades. Assim, se comprova as possíveis lesões na cabeça do usuário.

Oblíqua: na prova oblíqua, o capacete é submetido a um impacto com fricção, em uma superfície similar ao asfalto. É o equivalente cair a da moto e raspar a cabeça no asfalto.

Zonas de impacto: as pesquisas do Sharp concluíram que a zona de impacto mais freqüente são as laterais do capacetes, que recebem 53% dos golpes. A parte frontal leva 24% dos impactos, a traseira 21% e a superior 2%. Quanto ao tipo de impacto, 60% são de trajetória oblíqua, 38% linear e 2% contra arestas.

Velocidade de impacto: as provas foram feitas com velocidades entre 27 e 30 km/h, as mesmas utilizadas pelas autoridades européias. Além de um teste a 22 km/h, para analisar o comportamento dos capacetes a impactos de baixas velocidades. O Sharp recomenda que as próximas homologações aconteçam com provas a 34 km/h, para que os capacetes fiquem mais seguros no futuro.

Segue a lista dos capacetes que atingiram cinco estrelas, a apresentação está em ordem alfabética. Desse modo, todos estão no mesmo nível:

- AGV S.4 – 1 350 g - XXS-XXL
- Arai GP5x – 1 300 g - XS-XXL
- Bell M1 – 1 350 g - XS-XXL
- HJC HQ-1 – 1 364 g - XS-XL
- Lazer LZ6 – 1 350 g - XS-XL
- Shark RSR2 – 1 290 g - XS-XL


Confira a lista completa dos 65 capacetes testados no site:
http://sharp.direct.gov.uk/search/results/?sort=manufacturer&dir=asc&manufacturer=0&type=0&rating=0&size=0&price=0

Fonte: http://duasrodas.blog.br/2008/08/03/teste-mostra-quais-sao-os-capacetes-mais-seguros-do-mercado/
Também em: http://www.motosblog.com.br/2008/07/31/os-capacetes-mais-seguros-do-mercado/

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