23 de janeiro de 2010

Hooligan de duas rodas

Moto inglesa oferece pilotagem agressiva, impulsionada pelo potente motor de 132 cavalos

Publicado em 17/01/2010 | Infomoto
Fotos: Caio Machado/Infomoto / Lançada há mais de 15 anos, a Speed Triple mantém até hoje sua identidade visual de uma streetfighter. A Triumph Speed Triple não é uma moto para longas viagens, até porque o espaço para a garupa é mínimo

Quando foi lançada em meados da década de 90, a Triumph Speed Triple marcou época. Além de fazer sucesso nas telas do cinema, pilotada por Tom Cruise no filme “Missão Impossível II”, essa naked inglesa trazia um design ousado e o característico motor de três ci­­lindros da fábrica de Hinckley. Seu desenho, marcado pelos dois faróis sem carenagem e pela rabeta curta, lembra as streefighters, as nakeds personalizadas bastante co­­muns na Europa. É do tipo “ame ou odeie”, mas que sem dúvida cha­­ma a atenção por onde passa.

Ao longo desses 15 anos, a Speed Triple ganhou motor maior – de 1.050 cm³ – alimentado por injeção eletrônica, po­­rém manteve suas principais qualidades: visual diferenciado e muita diversão para quem a pilota. Gran­­­­de parte dessa diversão vem do motor tricilíndrico que é um meio termo en­­tre a potência exagerada dos quatro-em-linha e o enorme torque dos motores de dois cilindros. Com 132 cv de po­­tência máxima a 9.250 rpm e torque de 10,7 kgfm a 7.550 rpm, o pro­­­­pulsor com duplo comando de válvulas e refrigeração líquida instiga o piloto a acelerar. Basta gi­­rar o acelerador com vontade para sentir aquele “soco no estômago” e também para perceber que a roda dianteira insiste em sair com facilidade do chão. No me­­lhor estilo “hooligan” de pilotar (com agressividade).

Entre as 3.000 e as 8.000 rotações, o contagiros cresce rapidamente assim como a velocidade. Um motor bastante elástico, mas que com o auxílio da injeção en­­trega potência de uma forma amigável, porém emocionante.

Boa de pilotagem

Fazendo jus ao seu desenho radical, a Speed Triple oferece uma posição de pilotagem quase es­­portiva, não fosse pelo largo guidão de alumínio. Pedaleiras re­­cuadas e peito no tanque, o mo­­tociclista fi­­ca em posição de ata­­que. Para atacar curvas fe­­chadas ou abertas sem medo de se divertir.

Afinal, com um chassi tubular de alumínio e menos de 1,5 metro de distância entre-eixos, essa in­­glesa oferece bastante precisão e segurança para contornar curvas. O conjunto de suspensões é firme, com um acerto bastante “Ra­­cing” (de corrida). Mes­­mo totalmente ajustáveis, tanto o garfo telescópico invertido na dianteira como o monobraço com um con­­junto mola-amortecedor fo­­ram projetados para oferecer desempenho.

Assim como o sistema de freios, que garante frenagens bastante eficientes e, em alguns mo­­mentos, até bruscas demais. Tam­­bém são dois enormes discos de 320 mm mordidos por pinças Nissin de fixação radial com quatro pistões, na dianteira, e um disco simples de 220 mm com pinça Nissin de dois pistões, na traseira. O suficiente para “estancar” os 189 kg (a seco) dessa naked.

Duas belas rodas de liga leve, calçadas com pneus radiais de per­­fil esportivo, completam o ex­­celente e preciso conjunto ciclístico da Triumph Speed Triple. Con­­junto que, ao lado do motor, é o seu ponto forte.

 / Na traseira, rabeta curta, duas saídas de escape e uma bela roda de liga leve, exposta em função do sitema de suspensão monobraço

Na traseira, rabeta curta, duas saídas de escape e uma bela roda de liga leve, exposta em função do sitema de suspensão monobraço

A Speed Triple é a companheira ideal para uma estrada sinuosa ou para serpentear entre os carros em uma avenida movimentada. Não é uma moto para longas viagens. Foi feita para aquela escapada com os amigos no fim de se­­mana – até por­­­­que o espaço exis­­tente para a ga­­rupa não merece nem ser cha­­ma­­do de assento. Mas se contornar curvas, acelerar e frear para valer fa­­­zem o seu gosto co­­­­­­­mo motociclista, essa naked Trium­­ph é uma boa pedida. Até mes­­­mo porque, se com­­pararmos a capacidade do mo­­tor e as especificações da Speed Tri­­ple com as con­­­­­correntes, o preço de R$ 46.900 é bastante competitivo.
 / Detalhe da transmissão final por corrente e do monobraço traseiro / Dois faróis “soltos” marcam a identidade visual da Speed Triple
Dois faróis “soltos” marcam a identidade visual da Speed Triple
 / No trem dianteiro, suspensão invertida Showa e pinças radiais Nissin com disco duplo

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