Motos Premium ao seu alcance
13 de Fevereiro de 2012
1 / 7
Carlos Bazela
Mercado de ouro
Mais uma prova do bom momento das motos Premium no Brasil foi a chegada da italiana MV Agusta. Com sede em Varese, a marca inaugurou aqui a única linha de montagem fora da Itália. Assim, no final do ano passado, começou a produção das duas versões da naked Brutale e da superesportiva F4 na fábrica da Dafra, em Manaus (AM). “As negociações [entre MV Agusta e Dafra] começaram um ano antes do anúncio oficial da chegada da marca e o plano sempre foi montar as motos aqui”, afirma Marcus Vinicius Santos, gerente da MV Agusta.
Mais uma prova do bom momento das motos Premium no Brasil foi a chegada da italiana MV Agusta. Com sede em Varese, a marca inaugurou aqui a única linha de montagem fora da Itália. Assim, no final do ano passado, começou a produção das duas versões da naked Brutale e da superesportiva F4 na fábrica da Dafra, em Manaus (AM). “As negociações [entre MV Agusta e Dafra] começaram um ano antes do anúncio oficial da chegada da marca e o plano sempre foi montar as motos aqui”, afirma Marcus Vinicius Santos, gerente da MV Agusta.
Ao investir em uma linha de montagem nacional, a marca italiana também abriu mão dos contratos com importadores independentes, o que reduziu consideravelmente os custos. Uma F4, por exemplo, chegou a bater a casa dos R$ 100 mil quando era importada e agora sai por R$ 68 mil, enquanto as versões “brasileiras” da Brutale R e RR são vendidas por R$ 52 e R$ 60 mil, respectivamente.
Outra marca que, aliás, inaugurou esse mesmo sistema de linha de montagem é a BMW Motorrad. Também parceiros da Dafra, a marca produz hoje em Manaus três modelos e importa outros nove. Dentre eles, a superesportiva BMW S 1000 RR, cuja versão de entrada custa R$ 61,4 mil e fechou 2011 com 631 unidades vendidas no Brasil, segundo a Fenabrave. "De 2007 para 2011 tivemos um crescimento de sete vezes em volume de vendas”, Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil, que apenas com esse modelo faturou mais de R$ 38 milhões.
Sobre o mercado, comemora: a felicidade com os números do mercado brasileiro vai ainda mais além. No último Salão Duas Rodas, em outubro passado, a BMW apresentou mundialmente a G 650 GS Sertão, quarto modelo montado em Manaus, que também será produzida em Berlim, na Alemanha e exportada para toda a Europa com a mesma nomenclatura. “O Brasil ocupa a sétima posição nas vendas mundiais da BMW, mas estamos em ritmo acelerado para ocuparmos o sexto lugar”, revela Rolf Epp.
Quem compra uma moto dessas?
O perfil do consumidor que adquire uma motocicleta Premium costuma seguir os mesmos padrões de cliente que tem outros produtos das mesmas características. “Normalmente ele é jovem, tem entre 30 e 50 anos e compra à vista”, diz Sérgio Augustus Silva, gerente de vendas da concessionária Intercar MV Agusta. Conhecer bem o produto também é mais do que essencial para quem está atrás do balcão. “Setenta por cento dos clientes que vem aqui para comprar uma F4, por exemplo, já conhecem a moto”, confirma Silva.
O perfil do consumidor que adquire uma motocicleta Premium costuma seguir os mesmos padrões de cliente que tem outros produtos das mesmas características. “Normalmente ele é jovem, tem entre 30 e 50 anos e compra à vista”, diz Sérgio Augustus Silva, gerente de vendas da concessionária Intercar MV Agusta. Conhecer bem o produto também é mais do que essencial para quem está atrás do balcão. “Setenta por cento dos clientes que vem aqui para comprar uma F4, por exemplo, já conhecem a moto”, confirma Silva.
Cláudio Conte, gerente comercial da Caltabiano BMW Motos, não vê a idade como um grande diferencial: “Não temos um padrão. A gente vende para clientes de 19 a 50 anos”. Entretanto, ambos concordam quanto a necessidade do vendedor ser bem preparado nesse mercado. “Excelência em atendimento é essencial. Aqui, nós não vendemos apenas a moto que o cliente quer. Nós vendemos a moto que vai atender às necessidades dele”, diz.
Tradicional no ramo de automóveis, o Grupo Caltabiano representa marcas de luxo como Mini, Volvo, Mercedes-Benz, Chrysler e, hoje, conta também com lojas da BMW Motorrad, sendo a primeira delas localizada no endereço mais exclusivo de São Paulo, a Rua Oscar Freire. “O mercado de motos de luxo está acompanhando o crescimento do mercado nacional”, afirma Conte. O Grupo Caltabiano também se consagrou como o maior revendedor de motos da marca no mundo, com um total de 1009 unidades vendidas, ultrapassando a italiana Roma BMW, antiga campeã invicta.
Quem também resolveu pegar carona no mercado das motos de alto padrão foi o Grupo Auto Star, que acrescentou a Harley-Davidson ao portfólio de marcas que já contava com BMW Automóveis, Land Rover, Volvo e Mini. Nesse caso, o representante aliou o perfil sofisticado do público com a paixão pelo ícone das duas rodas. Ou, como diz o diretor Maurício Portella, “O consumidor Harley-Davidson puro, que tem o desejo e o sonho somente concentrado nas motos da marca americana”.
Preparadas para vender
Com o mercado brasileiro de consumidores Premium despertando tanto interesse, a concorrência seria inevitável. Portanto, para vender mais, as marcas se armam como podem. É o caso da Honda, que no final do ano passado criou o conceito “Dream”, que engloba atendimento diferenciado nas concessionárias na hora da venda e do pós-venda de motos acima de 450cc. “Nessa nova abordagem da Honda para o segmento acima de 450cc, sabemos que a venda é apenas o início do nosso trabalho”, afirma Ricardo Susini, gerente de vendas da Moto Honda da Amazônia.
Com o mercado brasileiro de consumidores Premium despertando tanto interesse, a concorrência seria inevitável. Portanto, para vender mais, as marcas se armam como podem. É o caso da Honda, que no final do ano passado criou o conceito “Dream”, que engloba atendimento diferenciado nas concessionárias na hora da venda e do pós-venda de motos acima de 450cc. “Nessa nova abordagem da Honda para o segmento acima de 450cc, sabemos que a venda é apenas o início do nosso trabalho”, afirma Ricardo Susini, gerente de vendas da Moto Honda da Amazônia.
Além de já contar com 73 revendas habilitadas com o conceito Dream, a marca japonesa investe pesado em novos modelos. Apenas em 2011, a Honda trouxe a big trail XL 700V Transalp, a sport touring VFR 1200F, a CBR 600F, e a naked CB 1000R. As novas motos integram o portfólio de maior cilindrada ao lado das veteranas CBR 600RR, CBR 1000RR CB 600F Hornet e GL 1800 Goldwing. Mas vale ressaltar que a Honda deverá apresentar muitas novidades para o segmento Premium. “Liderança é o objetivo. Trabalhamos para ser líder em tudo. A Honda quer a liderança absoluta. Queremos 50% mais 1 do mercado”, finaliza Susini.
Novos modelos também é a estratégia da MV Agusta, que já estuda trazer a superesportiva F3 e a Brutale 675, modelos recém-lançados na Itália. “Os modelos de média cilindrada tem sido um diferencial para a MV Agusta como um todo e estamos planejando traze-las no começo de 2013”, diz Marcus Vinícius, gerente da MV Agusta.
Já Ricardo Suzuki, Gerente de Planejamento da Kawasaki, está mais tranquilo quanto à concorrência. “Cada marca tem a sua cara e seu consumidor fiel. Por isso, é mais importante para nós na Kawasaki ter um produto de qualidade para oferecer a ele”, conta. Assim sendo, tem mercado para todo mundo, uma vez que as motos de alto valor agregado ainda é um segmento que mexe com o imaginário do consumidor: “Moto ainda é uma compra emocional”, conclui Suzuki. E você, que sempre sonhou com uma máquina dessas, já escolheu a sua moto Premium? Opções não vão faltar.
Fotos: Divulgação
Fonte:
Agência Infomoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Blz, amigo motociclista?! [Quer receber novidades sobre motociclismo por e-mail?] Deixe seu comentário: