30 de setembro de 2012

YAMAHA YZF-R125: uma experiência polivalente


Yamaha 125 cc: uma experiência polivalente

 










A Yamaha acredita que o empenho e a dedicação são sempre recompensados. E com mais de meio século de inovação no fabrico de motos, isso resulta seguramente em máquinas muito especiais. A gama de 125 cc personifica os valores de liberdade, diversão e satisfação – cada modelo é fabricado com a mesma paixão resultante de décadas de competições e vitórias ao mais alto nível.
O que distingue a Yamaha é a sua capacidade para desenvolver novas tecnologias e levá-las para a estrada. As nossas 125 não são apenas máquinas bonitas; elas cumprem, diariamente, tudo o que lhes é exigido – satisfazendo exemplarmente cada exigência, da mais económica à mais luxuosa.
A YZF-R125 também é uma autêntica moto de corrida, não só porque apresenta o estilo agressivo da R6 e da R1 mas também por ter um escape central inspirado no MotoGP.

A série R começa aqui

Com o estilo, a performance desportiva e a facilidade de condução característicos da série R, a YZF-R125 é a introdução perfeita à condução Supersport.
O seu motor monocilíndrico, de refrigeração líquida, 4 tempos, 4 válvulas, SOHC foi preparado para proporcionar potência instantânea. E, tal como em todas as motos da série R, dispõe de um quadro Deltabox leve. Se a tudo isto juntarmos um braço oscilante em alumínio fundido, percebemos porque é que a R125 é uma das motos mais fáceis de conduzir.
As rodas de 5 raios em material leve ajudam a reduzir o peso da moto e garantem uma segurança em estrada impressionante, enquanto a eficácia nas travagens é conseguida por um disco de 292 mm de diâmetro à frente e um disco de 230 mm de diâmetro atrás.

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Motor de 125 cc monocilíndrico, a 4 tempos com refrigeração líquida

O avançado motor da YZF-R125 combina uma cabeça do cilindro de 4 válvulas e injecção de combustível para a melhor performance possível. O motor de curso curto garante um carácter de potência instantânea que, associado à caixa de 6 velocidades, proporciona uma aceleração rápida.
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Carroçaria ao estilo da série R

Com o resguardo dianteiro ao estilo da série R e os faróis duplos 'fox-eye', a YZF-R125 possui o mesmo estilo supersport agressivo da R1 e R6. Ao contrário de muitas motos de 125 cc, a R125 foi concebida num quadro de tamanho grande proporcionando uma posição de condução mais confortável – especialmente para condutores mais altos.
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Travões de disco de grande diâmetro

A Yamaha compromete-se a utilizar componentes de elevada especificação – como as unidades de travão de disco de grande diâmetro, de 292 mm à frente, na YZF-R125. O design compacto das pinças duplas no travão da frente combinado com o disco de 230 mm atrás asseguram uma travagem suave e controlada a diversas velocidades e uma potência de travagem garantida quando precisa.
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Silenciador central desportivo

O silenciador de escape central contribui para centralizar o peso da moto para uma condução equilibrada e aloja dois catalisadores para emissões mais limpas. Além disso, um Sistema de Admissão de Ar -AIS- introduz ar no escape para uma combustão mais completa dos gases de escape, reduzindo ainda mais as emissões.
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Painel de instrumentos

O velocímetro combinado, digital e analógico, fornece uma visão clara de todas as funções vitais da moto de uma só vez.

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Braço oscilante em alumínio

A R125 dispõe de um quadro Deltabox leve que garante um equilíbrio perfeito entre força e rigidez para obter uma facilidade de condução líder na classe. A completar o quadro existe um braço oscilante em alumínio fundido que permite que o sistema de suspensão traseiro tipo 'link' funcione mais eficazmente e proporcione uma condução mais reactiva.

YZF-R125
Motor
Tipo de motor Monocilíndrico, refrigeração líquida, 4 tempos, SOHC, 4 válvulas
Cilindrada 124,7cc
Diâmetro x curso 52,0 mm x 58,6 mm
Taxa de compressão 11,2 : 1
Potência máxima 11,0 kW (15,0CV) @ 9.000 rpm
Binário máximo 12,24 Nm (1,25 kg-m) @ 8.000 rpm
Sistema de lubrificação Cárter húmido
Alimentação Injecção Electrónica de Combustível
Tipo de embreagem Húmida, mola multidisco
Sistema de ignição TCI (digital)
Sistema de arranque Eléctrico
Sistema de transmissão , 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Chassis
Quadro Deltabox em aço
Sistema de suspensão dianteira Forquilha telescópica
Curso dianteiro 130 mm
Ângulo do avanço de roda 24,2º
Trilho 86,1 mm
Sistema de suspensão traseira Monoamortecedor de ligação por braço com ajuste de pré-carga da mola
Curso traseiro 125 mm
Travão dianteiro Monodisco hidráulico, Ø 292 mm
Travão traseiro Monodisco hidráulico, Ø 230 mm
Pneu dianteiro 100/80-17 M/C
Pneu traseiro 130/70-17 M/C
Dimensões
Comprimento total 2.015 mm
Largura total 660 mm
Altura total 970 mm
Altura do assento 818 mm
Distância entre eixos 1.355 mm
Distância mínima ao solo 155 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina) 138 kg
Capacidade do depósito de combustível 13,8 Litros
Capacidade do depósito de óleo 1,15 Litros

























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