Yamaha XJ6 N E XJ6 F 2010 equilibrio entre potência, custo beneficio e preço
Em relação as FZ6, que deixam de ser produzidas no Brasil, os novos modelos só tem em comum o câmbio de seis velocidades. Todo o conjunto passou por melhorias e mudanças privilegiando o torque, economia e maneabilidade. O preço para o consumidor também ficou mais em atraente.
A Yamaha XJ6 foi projetada para oferecer aos usuários de todos os níveis e idades a oportunidade de ter uma motocicleta atrativa, estilosa e divertidas na condução, desenvolvidas para oferecer controle e ótima relação custo benefício.
Seu propulsor quatro tempos, quatro cilindros em linha proporciona um funcionamento liso e progressivo, com entrega imediata de força ao girar do acelerador, a diversão na XJ6 é garantida.
O chassi do tipo diamante em tubos de aço proporciona rigidez assim como a aparência carismática atemporal. Com as dimensões e a geometria desenvolvidas para assegurar uma ótima maneabilidade e o controle dinâmico, o chassi da XJ6 combina o estilo com a eficácia. Sua baixa altura do assento permite que o piloto alcance facilmente os pés no chão.
Possuindo um estilo, caráter e qualidade que a destaca entre as motocicletas a nova XJ6 oferece níveis novos das emoções à categoria de média-alta cilindrada. Seu propulsor da XJ6 foi projetado para proporcionar desempenho a um regime médio de rotação, previsível e linear.
Este novo projeto usa a arquitetura básica do motor bem sucedido da FZ6, compartilhando suas dimensões. Não obstante, embora a aparência externa seja similar, o motor da XJ6 é equipado com um maior número de características.
De fato, cada um dos componentes dos mais importantes deste motor adotam novos conceitos: o cilindro, o virabrequim, o sistema da admissão, o escape e a embreagem. Otimizado o fluxo completo dos gases - da entrada do ar/gasolina da mistura à combustão e escapes, os engenheiros de Yamaha buscaram com sucesso criar um motor do caráter totalmente novo, com uma entrega de potência e torque muito linear e agradável.
Com a finalidade de melhorar o torque do motor a baixo e médio regimes, e também de assegurar uma boa resposta do acelerador, a XJ6 é equipada com um novo cabeçote. Os diâmetros das válvulas e do escape da admissão (dois e dois por cilindro) são semelhantes a FZ6 para uma ótima eficácia dos fluxos, e para obter um melhor torque a baixo e médio regimes, na XJ6 foram modificadas as canalizações da admissão, além disso o cabeçote foi montado com corpos de uma injeção de 32 mm.
Uma outra característica bastante significativa do motor da XJ6 é o uso de eixos de cames completamente redesenhados. Com novo curso das válvulas e 34º de intervalo onde em conjunto com a nova relação de compressão assegurando um maior torque e também um excelente controle entre 4.000 e 5.000 RPM. Uma outra vantagem é que a turbulência dos gases no cabeçote são diminuídos, o que otimiza a eficiência da combustão, também contribuindo para o menor consumo de combustível.
Pistões de alumínio forjados, mapa da injeção de combustível otimizada, escapamento 4-2-1 com silenciador intermediário e novo conjunto de embreagem, completam as principais mudanças do propulsor.
O novo chassi alia baixa altura do assento e dimensões gerais compactas, totalmente novo do tipo diamante feito em tubos de aço de elevada resistência com 31.8 milímetros de diâmetro e paredes de 2.3 milímetros da espessura, esse chassi tem projeto simples e limpo, com um mínimo de curvaturas e soldas. Nele o motor fica ancorado em quatro pontos.
O chassi oferece enorme maneabilidade e grande qualidade na condução, beneficiando o contorno das curvas e transmitindo melhores sensações de pilotagem. A rigidez lateral deste chassi proporciona maior confiança na pilotagem.
Com o conjunto mecânico semelhantes a XJ6 F (carenada) se distingue da XJ6 N (naked), pela adoção de uma carenagem que abrange o anteparo frontal e a ?saia? até embaixo proporcionando maior conforto em situações de velocidade constante ou de cruzeiro, além de segurança. São seis quilos a mais de peso na XJ6 F, somando o cavalete central ? inexistente na XJ6 N, porém vendido como acessório. Os modelos têm preço público sugerido, posto Manaus de R$ 27.500,00 para a versão N ? disponível a partir da segunda quinzena de fevereiro, enquanto a XJ6 F custa R$ 30.500,00 ? à venda na segunda quinzena de abril. Os produtos Yamaha têm uma ano de garantia, sem limite de quilometragem.
OBS: Para referência seguem os preços promocionais da FZ6 N (R$ 29.977,00) e FZ6 S (R$ 31.777,00), ainda em estoque.
Principais Características
- Excepcional agilidade nas vias urbanas
- Diversão garantida para viagens
- Preocupação com o Design: Esportivo, Atual
- Qualidade e Tecnologia Yamaha
- Visual Imponente
- Pilotagem fácil, confortável e divertida
- Perfeita posição de pilotagem e dirigibilidade
- Produto campeão em custo x benefício na categoria (Preço Acessível)
- Maior performance e durabilidade
- Motor quatro tempos de 600cc, 4 cilindros, refrigeração liquida, 16 válvulas, DOHC, Injeção Eletrônica
- Potência: 77,5 cv a 10000 rpm
- Torque: 6,09 Kgf.m a 8500 rpm
- Câmbio de 6 velocidades
- Freios a Disco
- Rodas aro 17 polegadas
- Chassi do tipo diamante
- Quadro leve, estreito e compacto
- Rabeta Inovadora
- Suspensão traseira Monocross
- Escapamento 4-2-1 com saída diferenciada
- Regulagem de guidão
- Tensor da corrente de comando do tipo hidráulico (maior performance e durabilidade)
- Cavalete central (XJ6 F somente, XJ6 N vendido como acessório)
- Assento baixo e confortável
- Ciclística equilibrada e ágil
- Nova textura do assento - melhor grip
- Conjunto óptico
Painel | ||
O painel de instrumentos conta com conta-giros análogo e velocímetro digital, além de diversas funções e luzes espias, incluindo a luz indicativa do sistema imobilizador |
Escapamento | ||
O escapamento 4-2-1 é inovador terminando em uma pequena ponteira localizada sob o motor, onde está alojado o abafador e o catalisador. Concentração da massa e baixo centro de gravidade |
Farol | ||
Farol facetado tipo diamante em policarbonato e lâmpada 55w/60w. Detalhe da luz de posição |
Comprimento total | 2.120 mm |
Largura total | 770 mm |
Altura total | 1.085 mm |
Altura do assento | 785 mm |
Distância entre eixos | 1.440 mm |
Altura mínima do solo | 140 mm |
Peso seco | 180 Kg |
Raio mínimo de giro | - |
Motor | 4 tempos, DOHC, 16 válvulas, refrigeração liquida |
Quantidade de cilindros | 4 cilindros em linha |
Cilindrada | 600 cc |
Diâmetro x curso | 65,5 x 44,5 mm |
Taxa de compressão | 12,2:1 |
Potência máxima | 77.5 CV a 10.000 rpm |
Torque máximo | 6,09 Kgf.m a 8.500 rpm |
Sistema de partida | Elétrica |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido |
Capacidade do óleo do motor | 3,4 litros |
Capacidade do tanque de combustível | 17,3 litros |
Alimentação | Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica |
Sistema de ignição | TCI |
Bateria | - |
Transmissão primária | Engrenagens |
Transmissão secundária | Corrente |
Embreagem | Multidisco banhado a óleo |
Câmbio | 6 velocidades, engrenamento constante |
Quadro | Tipo diamante |
Ângulo de cáster | 26º |
Trail | 103 mm |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17M/C (58W) |
Pneu traseiro | 160/60 ZR17M/C (69W) |
Freio dianteiro | Dois discos de 298 mm de diâmetro |
Freio traseiro | Disco de 245 mm de diâmetro |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico, mola e óleo |
Suspensão traseira | Braço oscilante, monocross, 7 regulagens da pré-carga da mola |
Curso da suspensão dianteira | 130 mm |
Curso da suspensão traseira | 130 mm |
Painel de Instrumentos (LCD) | Contagiros analógico com luzes espias e janela digital multifuncional com hodômetro total e parcial, trip A, trip B, velocímetro, medidor de combustível, relógio, temperatura do liquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e controle de luminosidade do painel |
Cores | Branca ou Preta |
Dispositivo para Transporte de Carga** | Modelo não especificado para transporte de carga |
Fonte:
http://www.yamaha-motor.com.br/Cmi/Pagina.aspx?4382
Parabéns pela iniciativa e informações...
ResponderExcluirquero trocar a roda trazeria da minha xj6 pela da fazer 600 que é de 5,5 polegadas, será que cabé com referencia ao disco de freio e a pinça de freio
ResponderExcluirtenho uma xj6 a moto é 10 mesmo, me disseram que posso por a roda traseira da fazer 600 nela que cabe, será mesmo ? e qto ao disco e pinças ?
ResponderExcluirtenho uma xj6 muito boa a maquina gostei. me disseram que a roda traseira da fazer 600 cabe nela, e qto a pinça de freio e o disco sera que da certo ?
ResponderExcluirtenho uma xj6 a moto é 10 mesmo, me disseram que posso por a roda traseira da fazer 600 nela que cabe, será mesmo ? e qto ao disco e pinças ?
ResponderExcluir