10 de dezembro de 2009

Demostener D1200R..!!

FONTE: http://www.pirex.blog.br/

A arte de customizar motocicletas sempre esteve em destaque no extenso universo das duas rodas e recentemente vem atraindo as luzes dos holofotes por conta de programas como o reality show American Chopper (que estreou em 2002): construir uma moto com as próprias mãos ou modificar um modelo existente é diversão garantida para qualquer pessoa minimamente envolvida com o motociclismo.

O começo de tudo

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os veteranos norteamericanos voltaram às suas cidades de origem envolvidos com o mundo das motorbikes e começaram a modificar (chopping e bobbing) suas motos – essencialmente Harleys e Indians – produzidas em massa.

Apesar das choppers serem bastante populares há muitos anos, foi só em 1969, com o lançamento do filme Easy Rider, que elas foram alçadas ao posto de objetos de desejo juntamente com a liberdade que representavam: há uma cena muito representativa do filme na qual Wyatt, interpretado pelo ator Peter Fonda, tira o relógio do pulso, dá uma boa olhada para ele e o atira no chão, partindo em seguida para a estrada com sua moto.

Customização

Usando uma abordagem mais ampla e sem nos prendermos a definições ortodoxas, tanto as bobbers quanto as choppers são motos que passaram por uma transformação para que atendessem ao uso ou ao gosto de alguém. Mas e a customização?

A palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Desta forma, customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente. (Wikipedia)

Podemos, seguindo essa mesma lógica, entender que ambas, bobbers e choopers, foram customizadas e também que esse processo pode ser aplicado a qualquer motocicleta apesar de o termo estar quase sempre associado às customs.

Dechavesgarage e a BMW R1200R customizada

Se a maioria de nós pensa em uma moto estradeira quando se fala em customização, a Dechavesgarage desconstrói essa imagem e utiliza uma BMW R1200R como base para criar, em um ano de trabalho, um protótipo batizado de Demostener D1200R.

Os principais pontos modificados na R1200R – suspensão dianteira, chassi e design – dão o tom da personalização, mas é impossível não notar o freio dianteiro (pinças e disco) Buell, a ponteira Akrapovic e a suspensão Öhlins. Apesar da distância entre-eixos maior, a D1200R é trinta quilos mais magra e os leds utilizados na iluminação reforçam seu aspecto futurista.

Mais informações:

D1200R - Imagem 1

D1200R - Imagem 2

D1200R - Imagem 3

D1200R - Imagem 4

D1200R - Imagem 5

D1200R - Imagem 6

D1200R - Imagem 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blz, amigo motociclista?! [Quer receber novidades sobre motociclismo por e-mail?] Deixe seu comentário: