8 de agosto de 2009

Teste Yamaha R6

Yamaha R6


Preço: 10450€
Cilindrada: 599 cc
Potência: 129 cv
Peso: 166 kg (a seco)

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A R6 tem a fama de ser uma moto radical e na sua última actualização, feita no ano passado, é o expoente máximo neste campo. Tudo nela lembra competição e as ideias de Miwa-san (“Mr. No Compromise”). As carenagens afiladas e a agressiva posição de condução são a antecâmara do comportamento da Yamaha. Pede para atacar desde a primeira curva e se não o fazemos nunca vamos retirar dela todo o seu potencial.

É exigente, mas em troca surpreende com uns tempos muito rápidos. A nossa unidade de teste não estava tão nova quanto as suas rivais e dava a sensação de encontrar-se menos em forma, mas o cronómetro deu-lhe razão. É muito ágil, a melhor das japonesas, e quando as suspensões estão bem afinadas é muito precisa. Dá gosto atacar com ela nas curvas rápidas, mas em algumas situações era bem vindo um amortecedor de direcção.

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É sensível às afinações e conta com regulação da compressão em alta e baixa velocidade, pelo que não há dificuldade na hora de a acertar. Os travões, embora nesta ocasião não oferecessem a mesma mordacidade, estiveram muito bem. Mas o que realmente é diferente é o comportamento do motor e o penetrante ruído de funcionamento que emite do seu curto silenciador, como se fosse de competição.

Em baixos e médios é a que empurra menos; mas, assim que chega às 10.000 rpm, responde como uma besta e é a que chega mais alto em rotações, roçando as 16.000 rpm. Na sua última evolução, o motor com acelerador electrónico, sistema de admissão YCC-I e mais compressão, melhorou a sua entrega de potência em todos os regimes. Ainda assim, essa diferença que há entre médios e altos regimes faz com que seja mais excitante que todas as suas rivais.

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A embraiagem deslizante cumpre bem a sua função e poupa-nos de alguns sustos nas reduções. Possui um cronómetro, como a Kawasaki e a Triumph, embora seja melhor conseguido o da moto verde, um extra que pode ser útil para quem as utilize muito em pista.

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Técnica
A R6 está equipada com um quatro cilindros em linha, alimentado por injecção electrónica e dispõe de YCC-I, um sistema que controla o comprimento das condutas de admissão electronicamente. Também utiliza o acelerador de controlo electrónico YCC-T. O quadro de dupla trave é combinado com um sub-quadro em magnésio. As suspensões são reguláveis em quatro vias, enquanto que os travões contam com bombas e pinças radiais, de quatro pistões. O painel dispõe de cronómetro e luz de aviso de sobre-regime.

Ficha Técnica

Moto Yamaha YZF-R6
Motor
Tipo: 4T, 4 cilindros, refrigeração por líquido
Distribuição: DOHC, 16 válvulas
Cilindrada: 599 cc
Diâmetro x curso: 67 x 42,5 mm
Potência declarada: 129 (135) cv /14500 rpm
Binário declarado: 6,7 kgm / 11000 rpm
Ignição: electrónica digital
Alimentação: injecção electrónica
Arranque: eléctrico
Embraiagem: multidisco em banho de óleo
Caixa: seis velocidades
Transmissão secundária: por corrente

Ciclística
Quadro: dupla trave em alumínio
Suspensão dianteira: forquilha invertida de 41 mm, com 120 mm de curso, totalmente regulável
Suspensão traseira: monoamortecedor de acção progressiva com 130 mm de curso, totalmente regulável
Travão dianteiro: 2 discos de 310 mm assistidos por pinças de quatro pistões de fixação radial
Travão traseiro: disco de 220 mm assistido por pinça de pistão simples
Roda dianteira: 120/70-17"
Rodas traseira: 180/55-17"

Peso e dimensões
Comprimento: 2060 mm
Distância entre eixos:. 1380 mm
Altura do assento: 850 mm
Capacidade do depósito: 17,3 litros
Peso (ordem de marcha): 166 kg (seco)

Preço: 10.450 €

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