9 de agosto de 2009

Honda CBF 600S

Honda CBF 600S

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Por fora parece a mesma, mas um olhar mais atento revela-nos uma moto totalmente nova onde pouco ficou do modelo anterior. Tanto motor como quadro são elementos novos, um vindo da CBR 600 RR e adaptado às necessidades desta unidade e, o outro, um elemento monobackbone em alumínio. Os objectivos do modelo mantêm-se iguais, tendo recebido algumas alterações ergonómicas para a tornar ainda mais fácil de utilizar por iniciados nas andanças das duas rodas, como é o caso do assento mais estreito na frente. Por outro lado esta unidade continua a possibilitar a afinação da altura do assento em três posições, o que ajuda ainda mais à sua adaptação ao porte de cada utilizador. Ser fácil em todos os aspectos, é o principal objectivo desta moto, algo que fomos descobrir nas estradas de montanha perto de Tarragona, durante a sua apresentação internacional.

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Motor
A unidade motriz da CBF 600 S mostrou-se sempre muito suave no seu funcionamento, quase sem emitir vibrações, o que o torna muito confortável de usar. Tem uma resposta honesta desde baixas rotações, se bem que lhe falta algum vigor até ultrapassar as 3500 rpm. Deste regime para cima tem sempre um funcionamento forte e consegue, inclusive, trabalhar sem grande esforço em rotações elevadas. É muito fácil de controlar a baixas velocidades, algo muito importante para se manobrar a moto em cidade, embora o acelerador possa por vezes responder um pouco prontamente demais. A embraiagem é muito macia e fácil de utilizar excelente para não cansar no pára arranca. A caixa de velocidades é bastante precisa e suave no accionamento, com umas relações que para uso citadino e em estrada poderia ser um pouco mais curta. E auto-estrada permite rodar com o motor bastante “solto”.

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Ciclística
O quadro deste modelo é totalmente novo, uma unidade de alumínio que substitui a anterior em aço. Na verdade, para as necessidades deste modelo, pouco mais era necessário em rigidez, continuando esta nova unidade a oferecer um comportamento exemplar.
Na travagem a CBF conta com o sistema Dual-CBS com ABS de série, elementos que funcionam na perfeição em conjunto. A travagem é extremamente segura em todas as situações, potentes e mordazes o suficiente para permitir uma condução mais viva quando se quer. Mais importante que isso é a facilidade com que podem ser usados uma mais valia em situações de emergência.
As suspensões apresentam-se relativamente firmes dando-nos um bom tacto de condução, mas acabam por ser algo firmes. Nesta nova versão temos a possibilidade de regular as suspensões em pré-carga da mola à frente e atrás, o que nos permite aliviar um pouco este comportamento.

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Uso
Sem dúvida que fácil é o melhor adjectivo que se pode utilizar para descrever a condução da CBF 600 SA. O motor é uma unidade que não nos provoca receio de o utilizar, mas tendo potência suficiente para oferecer umas prestações notáveis. Assim que nos sentamos nela notamos o quanto é fácil chegar com os pés ao chão, uma grande vantagem conseguida com a forma do assento muito estreito à frente. Esta forma tem uma desvantagem, que é oferecer um pouco menos de apoio, que se revela menos confortável ao fim de alguns quilómetros. A protecção aerodinâmica é aceitável com o ecrã na posição mais baixa, melhorando quando é colocado na mais alta. Contudo não é brilhante para quem quer a protecção de uma turística. A sua condução em estrada de montanha revela-se bastante divertida, com um comportamento muito fácil de controlar e, ao mesmo tempo, permitindo que nos animemos com uma atitude mais desportiva. A travagem combinada juntamente com o ABS dão-nos uma grande confiança e o motor é fácil de domar e ao mesmo tempo divertido de explorara a médios e altos regimes. Em baixo responde aceitavelmente, mas requer que se ultrapassem as 3500 rpm para ter ais convicção.

Conclusão
No final do dia de teste a impressão com que ficámos era clara, a CBF 600 SA está uma moto mais cuidada na construção e com um funcionamento ainda mais suave em todos os aspectos. O resultado é um comportamento mais equilibrado com uma ciclística muito aprumada e um motor que alia a tecnologia de ponta a uma entrega fácil de utilizar.
Com um preço que não deverá ser muito mais elevado que o do modelo que vem substituir em Janeiro, esta nova CBF é uma escolha a ter em conta para quem procure uma utilitária que permita fazer algum turismo.


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